Veja como usar cerâmicas, cestos, vasos e outros artigos feitos à mão para levar personalidade para seus ambientes


Está sem tempo para ler? Experimente ouvir o artigo narrado na íntegra. Basta apertar o play:

Decorar com artesanato leva para casa uma sensação de acolhimento e personalidade assim que entramos no ambiente. Do mesmo modo, artigos decorativos feitos com trabalho manual valorizam tradições e processos naturais, histórias e elementos da cultura local ou individual de pequenos produtores. 

Com peças artesanais, procuramos criar uma maior conexão entre essas histórias, a matéria-prima natural e a casa. Cestos, vasos, peneiras, luminárias e outros acessórios têm o poder de levar essa atmosfera de natureza, origem e preservação para cada cômodo.

Ao levá-los para casa, podemos deixar esses materiais marcantes fazerem parte do nosso dia a dia. Confira no post a seguir algumas formas para decorar com artesanato em diferentes ambientes da casa, criando um clima de conforto e personalização.

Quais peças de artesanato usar na decoração

São inúmeras as possibilidades de transformar a decoração usando artesanato. Por isso, com artigos decorativos ou funcionais, eles se encaixam em muitos estilos e levam charme ao espaço.

Em muitas peças feitas à mão, a conexão com a natureza é uma das características mais fortes destes objetos quando produzidos com plantas, barro e sementes. Veja que tipos de peças artesanais podem compor a sua decoração.

Ver opções de artesanato >>

Para decorar com artesanato sobre os móveis

Cerâmica e sua singularidade

Peças em cerâmica são formas expressão artística. Desde a pré-história, este material passa de geração em geração por diversas partes da casa – seja em vasos, pratos, suportes, bem como artigos decorativos. Assim, entre os artigos de decoração, figuras como animais são itens que valorizam o ambiente e reconectam a atmosfera com a natureza.

Esse material dá às peças um toque sofisticado e próprio de sua origem. Juntamente com figuras mais subjetivas ou com semelhanças à figura humana, como bonecas e bustos, a cerâmica encontra espaço em mesas de centro, mesas de cabeceira e estantes. Dessa forma, no caso de peças coloridas, elas podem compor um espaço neutro, atraindo a atenção com sua singularidade.

​Cestos: funcionalidade artesanal

Em culturas de povos da floresta, os cestos são comumente usados para armazenar alimentos secos, como beiju e farinhas. Em algumas etnias, são feitos de fibras e palhas de arumã e tingidos com corantes naturais vindos de plantas nativas.​ À primeira vista, eles já criam uma atmosfera tropical de forma elegante.

Para levar sua funcionalidade para o dia a dia da casa, os cestos artesanais podem ser usados como cachepôs de plantas de pequeno e médio porte, já plantadas em vasos de plástico ou de barro.​ Dessa forma, a decoração ganha funcionalidade e charme em detalhes simples.

Dicas para decorar com vasos de artesanato

 Esta peça é uma das mais versáteis para decorar em diferentes ambientes da casa. Podendo receber flores de corte, por exemplo, os vasos feitos à mão são originariamente usados durante a pesca pelos povos da floresta. Na cultura deles, os vasos são deixados dentro da água para armazenar os peixes já pescados.

Por outro lado, os vasos são bem-vindos para decorar tanto na área externa como em um canto da sala de jantar.

Para decorar com artesanato nas paredes

Peneiras para decorar com artesanato

O uso de peneiras para decorar tem se tornado comum tanto na sala como no quarto. Por trazerem estilo bucólico e tipicamente brasileiro, levam ao ambiente um toque acolhedor e familiar. Assim, podem ser penduradas na parede, exaltando seus desenhos gráficos. Combine com peças lisas ou crie uma mistura de estampas.   ​

​Outro uso que pode ser feito com peneiras de palha e outros materiais naturais para decorar com artesanato é como uma cabeceira criativa. Em síntese, para chegar a este efeito, posicione de forma gradual algumas peças de tamanhos diferentes e crie um visual rústico e personalizado atrás da cama.

Leia também: Cabeceiras para se inspirar e redecorar o quarto

Decore com luminárias artesanais

Feitas com palha, algumas luminárias artesanais produzidas manualmente ter fibras tingidas com tintas e corantes extraídos de diferentes espécies de plantas.​ Para decorar os ambientes, podem ser usadas tanto em luminárias pendentes, como em bases de mesa. Suas tramas delicadas criam um efeito de luz muito acolhedor.  ​

Tapetes para parede

Os povos da floresta também levam em sua cultura o uso do Tupé, um tipo de tapete trançado com fibra de arumã. Em seu ambiente é usado nas ocas como esteira, para sentar no chão. ​Por outro lado, esta peça é usada para decoração na parede, como uma tapeçaria. Se colocado no chão, retoma à função de tapete, completando o ambiente com seu desenho único. ​


Peças de artesanato incorporam na casa uma atmosfera de harmonia e conexão com a natureza, o regional e a rusticidade. Além de impulsionar o negócio de produtores locais, o trabalho artesanal valoriza a história e essência de um povo. Ao transformar sua casa, use #TokEmCasa no Instagram e compartilhe suas pequenas e grandes mudanças.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.