Veja como os detalhes nos acessórios de cozinha podem transformar o visual do ambiente


Aliar estilo e funcionalidade nos utensílios de cozinha é uma prática divertida e cada vez mais comum na hora de montar o ambiente. Pratos estampados, copos coloridos e utensílios texturizados ajudam a levar bom humor e leveza ao espaço, além de serem destaque na decoração por sua personalidade única. 

A seguir, encontre algumas ideias e inspirações de louças e utilitários de cozinha que unem praticidade e design em combinações, sejam elas delicadas ou ousadas.

Ver opções para cozinha >>

Frutas nas estampas: Detalhes sutis na cozinha

Uma das maneiras de levar bom humor e leveza nos detalhes para a cozinha é apostar em itens com estampas de frutas. Com elas, é possível fazer composições irreverentes, mas delicadas e sutis para o dia a dia. Elas podem inspirar desde o café da manhã e o chá da tarde com cores vivas e outros itens para servir com visual de piquenique, misturando sabores e ilustrações. 

As frutas sugerem a ideia de frescor, renovando cada refeição proposta em cada prato, copo ou tigela. Enquanto isso, as cores criam um efeito divertido e destacam ainda mais os alimentos colocados sobre elas. 

Combinações dos utensílios de cozinha

À primeira vista, misturar estampas ao decorar pode gerar uma certa insegurança. Mas a cozinha é um ambiente versátil e aberto que permite combinações mais ousadas em seus acessórios de uso frequente, transformando-os em itens de ornamentação de forma livre e agradável.

Para não carregar muito o visual da mesa, disponha objetos com estampas similares, criando padrões entre eles. Eles podem ter a mesma paleta de cores, elementos principais ou texturas que se encaixam – listras, formas geométricas, desenhos e outros. Dessa forma, aos poucos você pode expandir os critérios de combinações e misturar cada um deles para uma composição diversa e divertida.

Ler também: Psicologia das cores na decoração

Frases que decoram

Canecas com frases que ficam expostas sobre algum móvel ou o próprio fogão chega a ser um clássico brasileiro. Eles tornam o dia a dia mais divertido e dinâmico, sugerindo conversas e preenchendo sutilmente o ambiente funcional com palavras. Assim, essas frases podem estar também em copos, pratos e tigelas, garantindo ao menos uma reflexão ou riso durante alguma refeição.

Os detalhes da mesa posta

São muitas as possibilidades de uma mesa posta. Da mais elegante à mais despojada, ela ganha destaque a partir dos detalhes. Guardanapos, talheres, jarras e pequenos decorativos fazem uma mistura inusitada que pode ser base para encontros memoráveis. Uma alternativa para uma mesa posta diversificada e versátil é usar os itens que fizeram parte do preparo e também ajudam a servir, como uma tigela para salada, por exemplo.

Com uma toalha estampada, essa mesa ganha ainda mais personalidade e incorpora os detalhes dos objetos, dos alimentos e dos utensílios, que alternam entre protagonistas e coadjuvantes do momento.

Leia também: Inspirações para decorar sua mesa posta

O que servir?

Peças coloridas e cheias de texturas não estão ali apenas para deixar o seu momento de preparar e servir em casa ainda mais especial. Em um piquenique em um parque ou área aberta em casa, as louças e acessórios ajudam a criar memórias afetivas cheias de significado.

E o que oferecer com tudo isso? Inspirados nas frutas que estampam muitas dessas peças e que enchem o espaço de frescor, chás, águas saborizadas, sucos e bolos saem na frente na auto-referência.

O limão siciliano, considerado o mais nobre dos limões, é inspiração não apenas para estampas, mas para receitas. Destaque em pratos doces e salgados, ele também pode estar presente em bebidas refrescantes e até em manteigas para torradas, pães e outros petiscos. 


Mudar é parte da vida e os detalhes são bons pontos de partida para isso. Inspire-se com cores, formatos e texturas na hora de montar sua mesa ou piquenique e crie novas memórias que podem deixar a vida mais leve e divertida.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.