Conheça 5 mulheres que deixaram suas histórias e arte em produtos para decorar


O Dia Internacional da Mulher (8 de março) é uma data para celebrar as grandes conquistas culturais, econômicas e sociais das mulheres. É o dia que marca um apelo para acelerar a equidade de gênero em todas as áreas da sociedade, inclusive no universo da decoração e design de interiores.

Neste post, vamos destacar algumas mulheres que deixaram suas personalidades, referências e histórias em criações inspiradoras para a Tok&Stok. Conheça mais sobre Joana Lira, Flávia Haddad, Ana Strumpf, Calu Fontes e Mana Bernardes e os acontecimentos que motivaram essa celebração em todo o mundo.

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher

Mesmo com a celebração anual, você pode se perguntar por que dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A história que registra a data conta com uma série de fatos marcantes que a construíram e se mostram simbólicos até hoje. 

A celebração nasceu da luta pelo reconhecimento do movimento trabalhista como um evento anual pela Organização das Nações Unidas (ONU). A primeira manifestação aconteceu em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, exigindo melhores condições de trabalho.

Um ano depois, foi declarado o primeiro Dia Nacional da Mulher naquele país. A ideia de tornar a data internacional foi da alemã Clara Zetkin, em 1910. No ano seguinte, um grande incêndio devastou uma fábrica têxtil em Nova Iorque com mulheres e homens que ali trabalhavam. O ocorrido gerou uma comoção coletiva que estimulou o movimento trabalhista nos Estados Unidos e em outras partes do mundo.

Em 8 de março de 1917, trabalhadoras do setor de tecelagem na Rússia fizeram uma grande greve com milhares de operárias nas ruas. Dessa forma, a data ficou marcada e em 1975 foi institucionalizada pela ONU.

A seguir, conheça 5 designers e artistas que deixaram seus traços em produtos Tok&Stok e inspire-se:

Joana Lira

“Entendi que queria mesmo era ser artista”. Ao crescer vendo os pais arquitetos, Joana Lira se encantava pela área e também era próxima do design e das artes. Quando entrou na faculdade de design gráfico, percebeu o que realmente queria e desde então, espalha sua arte por diversos segmentos – inclusive na decoração de interiores.

“Desejar ser uma mulher livre sempre foi meu mantra desde adolescente para construção do meu caminho”, expressa Joana. E sua liberdade é uma das marcas de seus traços, que já estamparam diferentes produtos em parcerias com a Tok&Stok.

Uma de suas particularidades é criar desenhos e estampas com uma veia brasileira forte e aplicá-los nas mais variadas situações. As linhas Delírio Delícia e Respiro sugerem momentos de calma, delicadeza e esbanjam elementos da cultura brasileira enraizadas na artista.

Conheça as linhas de Joana Lira >>

Ana Strumpf

Ao autodenominar-se uma pessoa criativa, Ana Strumpf diverte, provoca bom-humor e colore seus produtos com muitas referências no mundo da moda e da pop art. “Desde sempre eu soube que eu tenho uma mente criativa e que eu preciso usar isso em algum lugar”.

Para a Tok&Stok, Ana Strumpf manteve sua essência inovadora e artística. A primeira parceria aconteceu em 2015, com uma coleção para crianças. No último ano, a designer trouxe muito amor e humor em peças com multi referências, do movimento Memphis até o surrealismo. As linhas Plant the Love e Going Wild ajudam a colorir a decoração dos ambientes de uma forma divertida e marcante.

Conheça as linhas de Ana Strumpf >>

Mana Bernardes

Poeta, designer e artista plástica, Mana Bernardes vive de fazer o que nunca fez. Para ela, a sociedade patriarcal dá um peso muito forte inclusive na arte, regida por diretores, políticos e artistas homens. “A minha arte tem esse lugar de refletir sobre os espaços que estão sendo ocupados e criar novas maneiras de ocuparmos espaços”, declara.

Tendo a própria mãe como grande inspiração e exemplo de mulher forte e revolucionária, Mana Bernardes também bebeu referências brasileiras desde cedo. Depois de uma viagem com o pai aos 7 anos de idade para uma aldeia indígena Pataxó, descobriu seu gosto pela arte com materiais do cotidiano.

Essa identificação com a raiz brasileira a trouxe para assinar linhas para a Tok&Stok. “Com a parceria, eu consegui abrir o campo para um novo público que pode acessar a minha poesia e ter ela dentro dos objetos. Tudo isso fez parte de um movimento muito importante para a minha vida e para a minha realização como artistas transdisciplinar”.

Conheça as linhas de Mana Bernardes >>

Calu Fontes

“Arriscar sem medo de errar nos direciona a novos caminhos e olhares sempre. A coragem impulsiona!”. Essa liberdade levou a arquiteta Calu Fontes para o ramo das ilustrações, munida de técnicas aprendidas em um ateliê onde fez estágio. Mesclando pintura à mão com aplicação de decalques feitos com tinta de porcelana, a arte de Calu é aplicada em trabalhos que misturam e se inspiram na fauna, flora, religiões e culturas distantes, com o intuito de compor um repertório variado.

Seu trabalho é visto em objetos que podem ser manuseados no cotidiano e azulejos dispostos sob a forma de painéis. Parceira Tok&Stok desde 2008, Calu Fontes fez sua estreia com a Linha Mandarim, inspirada na milenar cultura, arte e história do país de maior tradição no trabalho com a porcelana, a China.

Sobre seu processo criativo, Calu conta que muitas vezes a ideia vem dela, outra hora vem da Tok&Stok. “Esse diálogo sincero e criativo só enriquece a criação e elaboração dos produtos da nossa coleção. Sempre recebo um feedback muito grande dos clientes interagindo com as peças da minha coleção e isso termina sendo para mim a concretização que estamos no caminho certo.”

Conheça as linhas de Calu Fontes >>

Flavia Haddad

Foi no início de sua graduação em Design de Produto que Flavia Haddad descobriu sua paixão por criar móveis e objetos de decoração. Na carreira, experimentou diversos aspectos do universo do mobiliário: estagiou como designer de interiores em escritórios de arquitetura, trabalhou em parceria com a indústria e vivenciou a rotina de uma marcenaria de alto padrão. 

Em 2011, passou a integrar o time de designers da Tok&Stok, permanecendo até 2017. Hoje, Flavia atua de maneira autônoma com parcerias nacionais e internacionais no setor de móveis e decoração.

Apaixonada pelo design e como ele pode interferir positivamente nos mais diversos aspectos da vida cotidiana, Flavia busca inspiração no dia a dia para criar e desenvolver peças que levem beleza e praticidade à vida das pessoas.

 “Minhas vivências como pessoa influenciam meu trabalho. Acredito que a maneira como observo o que acontece à minha volta, como interpreto e traduzo isso em produto é reflexo das experiências que acumulei ao longo da vida. Pessoalmente, acho isso muito interessante, pois é algo que está sempre mudando e evoluindo”, conta a designer. 

Conheça as linhas de Flávia Haddad >>


Celebre com a Tok&Stok este Dia Internacional da Mulher conhecendo produtos criados por mulheres inspiradoras, cheias de histórias e referências que enriquecem em cada detalhe ao decorar. O incentivo, o estímulo e o destaque a esse trabalho é a forma que desejamos marcar essa data tão importante para refletir e evoluir. Inspire-se todos os dias com o design feito por mulheres.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.