Aproveite a data para preparar sua própria pizza, fazer diferentes combinações e até saborear versões doces


No dia 10 de julho comemora-se o Dia da Pizza no Brasil – mais um motivo para levarmos à mesa nossos sabores favoritos desse prato. Seja para celebrar uma data especial, fugir do fogão por um dia ou mesmo criar sua própria receita, a pizza é sempre bem-vinda para variar o cardápio com uma porção de possibilidades.

Pensando nisso, neste post você vai encontrar algumas ideias para comemorar a data no maior estilo, com direito a inspiração de mesa posta e opções para servir.

Especiarias para o seu prato

Se for preparar sua própria pizza, além do recheio, a escolha das especiarias e temperos é uma etapa importante. São muitas as opções de sabores, indo das tradicionais às mais peculiares. Por isso, estão nos condimentos e temperos o segredo para um sabor diferente e de acordo com o gosto de cada um. Enquanto alguns dão preferência para o básico azeite e ervas finas, outros podem preferir um sabor mais apimentado e diverso.

O manjericão, por exemplo, é um dos temperos mais marcantes da culinária italiana e pode estar presente em diferentes sabores de pizza. Ele vai bem com molhos e é a base do pesto, que também pode ser uma opção para o prato. Por outro lado, a salsa é um tempero mais sutil e também é usada como enfeite da massa.

Para coberturas com aves e carne, a sálvia é a mais indicada junto do alho e manteiga – dando um sabor marcante ao prato. Ao mesmo tempo, o alecrim tem um sabor adocicado e forte que combina com pizzas de frango e camarão. E se a pizza for doce, a canela precisa estar entre seus temperos.

O que servir para beber com pizza

Como a maioria das massas, a pizza é um prato que vai muito bem com vinhos e até cervejas. Os diferentes sabores podem se adequar às variações dessas bebidas, trazendo sensações distintas para cada um.

Pizzas de embutidos, como Calabresa ou Pepperoni, se encaixam com bebidas tão intensas quanto seu sabor. Por outro lado, pizzas mais leves com folhas e cogumelos pedem por bebidas também mais suaves. Para crianças e os que preferem as bebidas não alcoólicas, refrigerantes ou águas gaseificadas são sempre bem-vindas à mesa, ajudando inclusive a limpar o paladar.

Mesa posta para uma noite da pizza

Se for planejar uma noite da pizza, uma decoração para a mesa pode deixar a ocasião ainda mais especial. Uma forma prática para a mesa posta é usar jogos americanos, já que são fáceis de limpar e ainda deixam a mesa organizada. Para as cores, vale explorar os tradicionais vermelho e verde, que remetem a parte dos ingredientes da pizza e cria uma temática italiana.

Aproveite para expor pratos estampados e coloridos, acompanhando o clima despojado e leve que ele mesmo traz. Não se esqueça dos guardanapos, que podem ser colocados à mesa dobrados para valorizar o visual. Se preferir um ar mais rústico, leve à mesa itens em fibras naturais, como descansos de panela, sousplats e porta-guardanapos, ou um apoio para a pizza em madeira.

Conheça a origem da pizza

A origem da pizza é incerta, mas a forma como a conhecemos hoje foi uma novidade primeiro na Itália. A receita da pizza servida no dia 10 de julho de 1889 foi realizada por Rafaelle Esposito, em Napóles. Seus ingredientes homenageavam a bandeira daquele país: mussarela (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde) que compõem a famosa pizza Margherita.

Mas sabemos que ao longo do tempo, a criatividade nas receitas de pizza foi bastante explorada e hoje encontramos as mais variadas formas, recheios e possibilidades para o tão querido prato. Desde as tradicionais Calabresa e Mussarela até as mais exóticas tornam a pizza um dos pratos mais democráticos de todos.

Para completar: Comemore o Dia do Chocolate

Aproveitando o assunto sobre guloseimas, essa semana também se comemora no mundo todo o Dia do Chocolate (7 de julho). A data registra o dia da entrada do produto na Europa, no século 15, e desde então passou a ser um dos ingredientes mais adorados para uma infinidade de receitas – inclusive na pizza.

Um bolo, cupcake ou uma tigela de sorvete e calda de chocolate são quase uma unanimidade em qualquer época do ano. Nos períodos mais frios, até mesmo as regiões mais tropicais brasileiras podem experimentar um fondue de frutas mergulhadas em uma deliciosa ganache.

Esta pode ser mais uma oportunidade para apreciar receitas mais elaboradas, principalmente sabendo as curiosidades a seguir:

  • Chocolate faz bem para o cérebro: estudos mostram que o cacau, matéria-prima do chocolate está associado ao funcionamento cognitivo, impactando na concentração e raciocínio;
  • O nome científico do cacau significa “elixir dos deuses”, estando associado à lenda Maia que teria descoberto o ingrediente. Além disso, ao ser consumido com moderação, faz bem à saúde como um todo;
  • O chocolate mais recomendado deve ter acima de 55% de cacau, ou seja, amargo ou meio amargo. Com os nutrientes da fruta, ele é estimulante e dá sensação de bem-estar.

Crie momentos mais despojados na semana para fazer criações na cozinha ou pedir um delivery clássico com seus sabores favoritos. E para ver mais ideias para comemorar, organizar ou decorar, continue no #TokEmCasa e siga a Tok&Stok nas redes sociais.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.