Conheça 8 profissionais e escritórios de arquitetura que enriquecem o portfólio Tok&Stok com suas obras.


No dia 15 de dezembro comemora-se o Dia do Arquiteto no Brasil. Forma, função e versatilidade são apenas algumas das virtudes desse profissional responsável por trazer leveza, estilo e beleza para construir não só os espaços em que vivemos, mas também por preenchê-los. 

O Dia do Arquiteto foi comemorado no dia 11 de dezembro até 2011, mas a data mudou para o aniversário de Oscar Niemeyer (15 de dezembro) –  como tributo a ele que é um dos principais nomes brasileiros da arquitetura. A seu exemplo, o arquiteto tem participação em diferentes áreas da sociedade, desde as sociais até as culturais, levando seu conhecimento para outros universos como a decoração.

Por isso, registramos nossa homenagem nesse Dia do Arquiteto com o trabalho de alguns arquitetos que já criaram para a Tok&Stok e incrementam o portfólio da marca com estilo,  funcionalidade e originalidade.

1. Charles Eames

As famosas cadeiras e poltronas Eames são fruto da personalidade do arquiteto Charles Eames e da artista plástica Ray Eames, sua esposa – ambos norte-americanos. No final dos anos 40, como parte de um estudo de caso proposto por uma revista do setor, Charles e Ray projetaram a revolucionária Eames House, conhecida como Pacific Palisades.

Com design inovador e uso de novos materiais, a casa – localizada em cima de um penhasco sobre o Oceano Pacífico – se tornou uma das maiores referências da arquitetura no pós-guerra.

Considerados um dos nomes mais influentes da arquitetura e design do século XX, o casal de ouro Charles e Ray Eames foi pioneiro em diversas áreas como avançados projetos de móveis, arquitetura e multimídia, com destaque para o cinema, design gráfico e fotografia.

2. Alain Blatché

Arquiteto e Designer, o francês Alain Blatché é radicado no Brasil e estudou na Universidade de Buenos Aires e na Escola de Desenho Industrial de Paris. O conceito do seu design reside no equilíbrio entre ciência, arte e economia. Seu traço contemporâneo tem presença garantida em diversas empresas do ramo moveleiro – incluindo a Tok&Stok.

Ao empregar matérias primas alternativas e madeiras provenientes do manejo sustentável, Blatché marca sua sólida carreira com a consciente valorização do consumo responsável. Para a Tok&Stok, Blatché projetou peças funcionais e versáteis, como as linhas Sol, Tango e Hibisco com cadeiras, poltronas e sofá para área externa, destaques que vão além do Dia do Arquiteto.

3. Michel Arnoult

Parisiense de nascimento e brasileiro por opção, Michel Arnoult é considerado o precursor do móvel desmontável e componível e um dos introdutores do modernismo moveleiro no Brasil. Estudou na Ecole Camondo, em Paris, frequentou a Uniòn Centrale des Arts Decoratifs (UCDA) e formou-se arquiteto pela Faculdade Nacional de Arquitetura do Rio de Janeiro. 

Estagiou em 1950 no escritório de Oscar Niemeyer, oferecendo-se para trabalhar gratuitamente durante um mês, apenas pela experiência. Porém, sua permanência durou quase 2 anos. A linha assinada por Arnoult para a Tok&Stok, com sofás e poltronas, contempla peças leves que aliam design e sustentabilidade, aspectos a serem exaltados pelo Dia do Arquiteto

Leia também: Dia do Designer – A importância do profissional nos ambientes

4. FGMF

Marcando esse Dia do Arquiteto, destacamos o trabalho de três profissionais que criaram para a Tok&Stok este ano. Trazendo as linhas e o estilo industrial dos projetos para os interiores, o escritório de arquitetura FGMF elaborou e lançou em 2020 uma linha exclusiva para a marca. O estúdio é formado por arquitetos brasileiros que reuniram sua experiência para criar um olhar de fora para dentro em cada peça. 

A coleção toma como inspiração o bloco de fundação, elemento construtivo presente na fase inicial de uma obra. A armação simples de vergalhões dobrados e soldados se torna uma estrutura bastante sólida que, assim como o bloco de fundação, é capaz de sustentar todo o esforço exercido sobre si. As peças, que incluem puffs, sofás e mesas de centro, representam com clareza a fusão do design de móveis e a arquitetura.

Leia também: FGMF – Olhar urbano de fora para dentro

5. Bruna Octaviano

Responsável pela assinatura de peças clássicas da Tok&Stok, como a elegante dupla de mesas laterais Loop, a arquiteta paulistana Bruna Octaviano é especializada em Design de Móveis com a designer Angélica Santi em 2008, pela OAD (Oficina de arte e Design, em São Paulo). Seus traços também formaram a prateleira Nara e outras peças originais.

São características de seu trabalho o uso de materiais como madeira natural, metal e a predominância de linhas puras, ou seja, linhas retas. Sua carreira profissional, iniciada  na arquitetura, é marcada por trabalhos junto à designer Heloisa Crocco, com quem realiza oficinas de estudo e criação de produtos que aproximam design e artesanato em comunidades de artesãos, além de ter atuado como designer de produto na Tok&Stok durante dois anos.

6. Harry Bertoia

Mais uma peça tradicional na Tok&Stok assinada por um arquiteto, a cadeira Bertoia também leva o nome de seu criador – que não poderia ficar de fora desta homenagem pelo Dia do Arquiteto. Harry Bertoia foi um designer de móveis, jóias, artista gráfico, escultor e arquiteto. Nasceu em San Lorenzo, Itália em 10 de março de 1915, emigrando para os Estados Unidos em 1930.

Seus trabalhos começaram a chamar a atenção quando Hans e Florence Knoll, os arquitetos fundadores da Knoll Associates – uma das mais importantes e influenciadoras companhias de design da segunda metade do séc. XX – ofereceram a ele um estúdio para que pudesse desenvolver seus estudos em metal, pois mesmo trabalhando com esculturas, seu trabalho sempre esteve voltado ao mobiliário.

E em um projeto proposto pela companhia, Bertoia desenvolveu o conceito da cadeira que leva seu nome, uma estrutura de aço curvado e soldado, cromado ou recoberto de vinil. Em 1952, a linha de cadeiras Bertoia foi incorporada à coleção Knoll.

7. Estúdio Bola

Formado pelos arquitetos paulistas Flavio Borsato e Mauricio Lamosa, o Estúdio Bola assina diferentes peças funcionais para a Tok&Stok. A coleção Oslo de puffs, poltronas e sofás modulares permite criar infinitas composições de acordo com o espaço e necessidade. As peças trazem o desenho autoral, a simplicidade formal e a elegância de maneira única. 

8. Flávia Pagotti Silva

Personalidade e criatividade descrevem o banco Sela, uma peça de design assinado pela arquiteta e designer de móveis Flávia Pagotti Silva para a Tok&Stok. Ela trabalha como designer desde 2001 com o desenvolvimento de móveis e objetos tanto em parceria com a indústria como de forma independente. 

Premiada, Flávia participou de diferentes exposições no Brasil e no exterior. Sua icônica peça tem design lúdico e sustentável e é um projeto alternativo aos tradicionais bancos do mercado. Ele foi desenvolvido a partir de fontes renováveis, como madeira maciça reflorestada e garrafas PET, além de ter certificação FSC.


Esta lista representa uma simples porção da riqueza e relevância de diversos arquitetos na composição dos ambientes. A cada linha, forma, cor e projeto, esse profissional contribui com a construção de espaços melhores que colaboram com a qualidade de vida das pessoas. Por isso, desejamos a todos os profissionais um feliz Dia do Arquiteto e Urbanista!

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.