Para celebrar o Dia do Artesão, destacamos 5 criações que você pode ter em casa


Repletos de referências regionais, de suas vivências e do próprio tato, os artesãos são artistas que nos inspiram em sua essência. Na decoração, suas obras se destacam pela originalidade disposta em pinturas, costuras e traços únicos.

Do prato colorido à mão até o trançado das fibras de um cesto, estas criações só são possíveis pelos profissionais que se dedicam todos os dias e transformam sua vida em objetos. Por isso, destacamos neste Dia do Artesão cinco criações feitas à mão para te inspirar a decorar, preparar e servir com itens autênticos e cheios de brasilidade.

Ver opções de artesanato >>

1. Porcelana pintada à mão

Produtos pintados um a um simbolizam cuidado, afeto e autenticidade. Nenhuma peça será igual a outra, já que elas terão formas, desenhos e tamanhos distintos. Na porcelana, a obra do artesão se mostra como uma criação delicada e minuciosa, que torna o preparo, o servir ou a decoração dos ambientes ainda mais especial.

2. Acessórios e decorativos de barro

Dos tradicionais filtros de água aos itens decorativos e utensílios para casa, as peças de barro carregam toda a regionalidade brasileira em suas formas. Seu tom avermelhado inconfundível atrai olhares à mesa ou sobre os móveis, criando uma sensação de acolhimento e identificação. Uma mesa posta com itens de barro valoriza o estilo brasileiro de servir com simplicidade e gentileza.

3. A palha nas mãos do artesão

Os cestos, tapetes e até jogos americanos confeccionados em palha ativam sentimentos românticos e bucólicos a qualquer ambiente. Versátil, o material é neutro e se adapta bem a diferentes estilos de decoração. Ela favorece uma composição mais leve, mesmo sendo cheia de texturas mais rústicas e contrastantes. De maneira geral, o artesanato em palha traz a força e destreza do artesão, reforçando esses aspectos no próprio ambiente.

Leia também: Brasilidade na decoração

4. Algodão nos detalhes

Deitar-se em uma rede de algodão traz uma sensação de paz, tranquilidade e sossego. Seu toque macio passa pelo trabalho de mãos talentosas, que deixaram em cada trançado de fios suas raízes. Da mesma forma, as costuras de tapetes e mantas em algodão demonstram essa relação do artesão com a natureza e suas tradições. Sustentáveis, muitas dessas obras são resultado de um trabalho de responsabilidade social, que valoriza o profissional.

5. Fibras naturais decorativas

O que antes era usado apenas na área externa ou em casas de praia ou campo, agora compõe diferentes espaços contemporâneos urbanos. As peças em fibras naturais como sisal, corda, bambu ou vime revalorizam o artesanato, além de agregar charme e delicadeza à decoração.

Seja na composição de móveis ou em peças de design, o material passa a ser um protagonista. Hoje eles valorizam não apenas o que é natural e sustentável, mas o trabalho de artesãos que deixam em cada desenho um pouco de sua história. 

Leia também: Inspirações para decorar com madeira maciça


O Brasil abriga uma grande riqueza cultural e artística que pode ser vista sobre nossas mesas, nos jardins, em prateleiras e outros pequenos espaços. Assim, o Dia do Artesão é uma data para dar ainda mais destaque aos profissionais que trazem vida e personalidade para os ambientes a partir de suas obras. Inspire-se com o trabalho desses artistas e leve essas histórias para sua casa.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.