Para quem ama aquele momento de pausa com um bom café, aproveitamos o Dia Nacional do Café e fizemos um guia para você desfrutar da bebida com as dicas da Starbucks at Home.

Em 24 de maio é comemorado o Dia Nacional do Café, data que marca as primeiras colheitas do grão no Brasil. Se um dia o fruto já foi impopular, nas últimas décadas diferentes especialistas têm elevado o café ao nível artesanal, fazendo da bebida um verdadeiro elixir da felicidade para todos os gostos – dos amargos aos adocicados, dos brandos aos mais fortes.

Mais do que apenas torrado, tostado e amargo, uma verdadeira variedade de cafés se estabeleceu nas xícaras de quem gosta da bebida. Seja um cafezinho pela manhã ou nas pausas do trabalho, uma coisa é certa: depois que você experimenta um “café com gosto de café”, você nunca mais esquece da experiência.

Sendo assim, se você apenas bebe café regularmente ou gosta de saber sobre cada tipo como um especialista, criamos um pequeno guia com dicas da Starbucks at Home para você apreciar o melhor da bebida sem sair de casa.

Dia Nacional do Café: Ver acessórios para criar seu espaço do café >>

Prepare o espaço ideal

Antes de apreciar seu café literalmente, incentivamos você a preparar um momento e um ambiente para desfrutá-lo – seja pela manhã antes do trabalho, ao receber uma visita ou no café da tarde com a família. 

Para isso, você pode escolher um espaço da sua casa para montar seu canto do café. Coloque uma mesa ou aparador e reúna todos os utensílios e acessórios necessários – desde as xícaras, passando pelos guardanapos, até os talheres e adoçantes.

Coloque sua máquina de café ou cafeteira e deixe uma bandeja para separar e organizar os itens para apreciar seu café sempre que quiser.

Sinta o café

A variedade de tipos e formatos de café disponível hoje é um convite à praticidade no dia a dia. Mas ter um momento calmo para fazer o próprio café, inclusive moê-los, tornará a experiência ainda mais imersiva e memorável.

Prove cada gole com atenção. O café pode ser complexo – um grão torrado contém mais de 800 compostos diferentes que contribuem para o sabor e o aroma. As amplas categorias de sabor de café incluem frutado, floral, doce, noz, cacau, especiarias, vegetariano, azedo, fermentado e, claro, torrado. Nelas, estão dezenas de referências de sabores, como rosa e jasmim.

dia do café

Cada sabor pode ser sutil, exigindo um paladar mais experiente, ou podem ser impactantes no primeiro gole. Em todos eles, o sabor também pode ser afetado por nossas próprias memórias e experiências, criando um sabor particular para cada pessoa.

A arte do servir

A forma como você serve o café faz uma grande diferença na experiência de quem vai apreciar a bebida. Seja para servir um convidado ou a si mesmo, leve os seus itens favoritos para o seu momento café – começando pela xícara.

Prepare uma mesa posta completa, com direito a toalha de mesa, aperitivos, flores e claro, o café. Ofereça também acompanhamentos e incrementos para a bebida, como leite, chá e chantilly, por exemplo.

Leia também:
Mesa posta: Inspirações para decorar a sua
Dicas para escolher a mesa de jantar ideal
Conheça os tipos de xícara de chá e café

Uma dica bastante conhecida para apreciar bem o sabor do café é beber uma pequena dose de água com gás para limpar o paladar. Provar do café sem leite ou adoçantes também é uma maneira de experimentar a bebida em todo o seu potencial.

Crie seu próprio ritual do café

Seu momento com o café vai refletir sua personalidade e rotina. Ele pode começar o seu dia, fazer parte dele em pequenos instantes ou ser o ponto alto do seu final de semana. Seja como for, convidamos você a criar seu próprio ritual para degustar a bebida em diferentes formas, aproveitando cada nuance de sabor.

3 receitas de cafés Starbucks at Home para você fazer em casa

Para colocar em prática todas as dicas deste guia especial do Dia Nacional do Café, sugerimos algumas receitas de cafés especiais da Starbucks at Home que você pode fazer em casa para aproveitar a sós ou com a família.

Caffé Mocha

Ingredientes

  • 1 Single-Origin Colombia by NESCAFÉ® ou Single-Origin Colombia by Nespresso®
  • 1 Xícara de leite à sua escolha
  • 2 colheres de sopa de calda de chocolate Chantilly
  • Lascas de chocolate (opcional)

Modo de preparo

Primeiro, adicione a calda de chocolate na sua caneca preferida. Para começar a apreciar a bebida com os olhos, uma caneca transparente dará um efeito todo especial.

Em seguida, prepare um café expresso e coloque na sua caneca. Faça uma espuma de leite com o leite da sua preferência ou bebida alternativa para incrementar ao seu Caffé Mocha.

Junte a espuma de leite até que a caneca fique quase cheia. Para finalizar, adicione chantilly a gosto sobre a bebida e as raspas de chocolate. Pronto: Beba o primeiro gole e aprecie a fusão dos ingredientes pouco a pouco.

dia do café

dia do café

Caffé Americano

Ingredientes

  • 2 Espresso Roast NESCAFÉ® ou Espresso Roast by Nespresso®
  • 1 1/4 copo de água quente

Modo de preparo

Aqueça a água e coloque na sua xícara favorita. Esta receita é ideal para aquele cafezinho no meio da tarde.

Depois, junte os expressos à água aquecida suavemente. E anote uma dica de profissional: coloque o café lentamente, evitando que o creme da superfície se desfaça. Esta fina camada dá ao expresso ainda mais sabor e aroma.

E está pronto: beba devagar e saboreie cada nota do seu café. 

dia do café

dia do café

Iced Caramel Macchiato

Ingredientes

  • 1 Single-Origin Colombia by NESCAFÉ®
  • ou Single-Origin Colombia by Nespresso®
  • 3/4 xícara de leite à sua escolha
  • 1 colher de sopa de xarope de baunilha
  • 1 colher de sopa de molho de caramelo
  • 1 Cubos de gelo

Modo de preparo

Primeiro, prepare um café expresso (na quantidade de doses que pretende servir. Os ingredientes são para um copo).

Depois, encha um copo com gelo. Adicione o xarope de baunilha e o leite e misture lentamente. Após estar bem mexido, sirva o café no centro do copo – se ele for de vidro transparente, poderá ver as cores se envolvendo sutilmente.

Finalize com um fio de calda de caramelo para dar um toque especial cheio de sabor.

Agora, é só apreciar cada gole dessa bebida refrescante, ideal para momentos em família ou com os amigos.

dia do café

dia do café


E para finalizar as dicas deste Dia Nacional do Café, deixamos uma playlist especial para você apreciar seu cafezinho com uma boa trilha sonora.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.