Para homenagear os designers e seu trabalho essencial, destacamos alguns dos artistas e suas obras de design assinado para a Tok&Stok

Inovar, incorporar, inspirar, dar vida. São inúmeras as atribuições do designer em suas diferentes áreas. O Dia do Designer, uma celebração que abraça todas as áreas de atuação em 5 de novembro, reforça a importância desses profissionais para facilitar e aprimorar nosso dia a dia com soluções materiais ou criações visuais.

Para homenagear todos os profissionais que se dedicam a criar soluções que transformam nosso dia a dia, destacamos alguns designers que assinam peças para Tok&Stok, reunindo em suas criações funcionalidade, beleza e cultura.

Conheça os designers parceiros da Tok&Stok >>

A importância do designer no dia a dia

Com espaços cada vez menores para habitar ou trabalhar, a função do designer em aproveitar cada metro quadrado se faz necessária e evidente. Ao mesmo tempo, visualmente eles têm a capacidade de tornar ambientes mais agradáveis e até interferir no humor e disposição de quem os utiliza.

Para isso, o designer precisa avaliar todos os elementos que impactam não só a funcionalidade, mas também a mensagem que aquele espaço deve passar – encontrando um equilíbrio entre o belo, o prático e o conforto. 

A partir de um projeto bem elaborado, todas as vertentes podem ser consideradas, desde as instalações físicas até as cores e tipo de iluminação que será empregado. O resultado será um ambiente que transmite sensações e atende necessidades.

Nomes do Design Assinado: O toque artístico na decoração

Joana Lira: Designer polivalente

A vivacidade da cultura popular brasileira inspira a produção multifacetada da artista e designer Joana Lira. Tendo por base primordial o desenho, sua pesquisa iconográfica deságua em um universo de objetos, utensílios, estampas, ilustrações, esculturas e cenografias urbanas.

Mesclando o design e as artes visuais, sua linguagem vem do convívio intenso com a arte e a expressão cultural proporcionado pelos pais, arquitetos, e pela ambientação do Recife (PE), onde nasceu e cresceu.

Leia também: Joana Lira – Romantismo na linha Delírio Delícia

A primeira peça criada para Tok&Stok foi a sacola Ave Eva Ave, em 2011. De lá para cá, foram desenvolvidas outras linhas de produtos. Em 2014, foram lançadas seis linhas simultâneas e Joana Lira passou a fazer parte oficialmente do grupo de designers parceiros da marca. 

Mais recentemente, trouxe as linhas Respiro – coleção inspirada em grafismos étnicos, com elementos da terra e a mulher como protagonista –  e Delírio Delícia, uma linha mais delicada e romântica, brincando com cores, traços e sementes. O pássaro de asas abertas, sua marca registrada e sempre presente em seus trabalhos, aparece nas duas coleções.

Carlos Bertolazzi: Comfort Design

Premiado chef, apresentador e empreendedor, Carlos Bertolazzi é conhecido por desenvolver projetos de sucesso. Além disso, ele coloca sua experiência para peças e objetos que levam sua assinatura e podendo acompanhar suas próprias receitas.

O empreendedor descobriu que queria mesmo cozinhar quando, em 2003, oferecia jantares em sua casa para se aproximar de pessoas com quem queria fechar negócios. Entretanto, percebeu que sua comida era mais interessante do que o que o assunto que ele tinha a dizer.

Conheça as peças assinadas por Carlos Bertolazzi >>

Conhecido por sua especialidade em “comfort food”, isto é, comida caseira com toques de nostalgia e memórias afetivas, o chef tem como os seus pratos mais respeitados a diferenciada Coxinha de Pato – criada especialmente para a feirinha gastronômica do Brooklyn, em NY – e o Gnnocchi Zena, presentes no cardápio do Zena Caffé, onde é chef e sócio.

Para a Tok&Stok, Bertolazzi assina a linha Geo, que leva seu histórico e especialidades como evidência. Com peças em grés refratário (Stoneware, um material cerâmico de alta resistência), a linha valoriza a exclusividade das formas de cada item e traz a sofisticação da cor preta para a sua mesa posta.

FGMF: Da arquitetura para os móveis

A união dos profissionais Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz resultou na criação do escritório FGMF, responsável por diversos projetos da arquitetura contemporânea. Com a proposta de produzir obras sem restrições ao uso de materiais e técnicas construtivas, o escritório quer investir na relação entre arquitetura, paisagem e usuário.

O FGMF foi também escolhido como o primeiro escritório brasileiro a fazer parte no Architects Directory da revista britânica Wallpaper, que apresenta anualmente os 30 escritórios de arquitetura ‘mais talentosos do mundo’. É também o único brasileiro a receber o WAN Awards 21 for 21, premiação que elegeu os ‘21 jovens líderes da arquitetura do século XXI’. 

Leia também: FGMF – Olhar urbano de fora para dentro

Quando arquitetos fazem móveis, essa se torna uma maneira de aproximar o espaço de uma obra de arte total, em que a arquitetura e o mobiliário estão conectados e possuem a mesma identidade, criando ambientes coerentes em estética e funcionalidade. 

Logo, os móveis do FGMF seguem essa lógica da construção arquitetônica, onde os elementos de um projeto são pensados de uma outra maneira. Uma maneira flexível, modular e construtiva, em que é possível formar mais de um desenho com o mesmo móvel. O traço urbano é muito característico do desenho do FGMF e os materiais estão sempre à mostra, aliando forma e função. 

Marcelo Sommer: Moda para vestir a casa

Trazer a moda para o universo da decoração já é uma prática comum e bastante aceita em diversos tipos de ambientes e propostas de design de interiores. Valorizando elementos como cores, infância, símbolos, street wear e vida urbana, Marcelo Sommer é um estilista de moda autoral com duas décadas de história que assina diferentes peças para a Tok&Stok.

Presente no mercado da moda desde os 18 anos, Marcelo tem sua trajetória alavancada após fundar, em 1995, a marca Sommer. É a partir deste momento que suas coleções se destacam nos principais eventos de moda no país, como o extinto Phytoervas Fashion Awards, no qual foi eleito Estilista Revelação, em 1997, e o São Paulo Fashion Week.

Conheça as peças assinadas por Marcelo Sommer >>

Multitalentoso, assinou coleções para conceituadas marcas nacionais, além de ser pioneiro na assinatura de coleções para grandes fast fashion no Brasil. Além disso, é consultor criativo para diversas empresas.

Nas linhas Toile Urbaine e Lucky para Tok&Stok, Sommer assina estampas inspiradoras que vestem com singularidade móveis e acessórios criados para decorar e organizar ambientes de estilos e conceitos variados. As peças misturam flores, formas geométricas, cores quentes e símbolos marcantes que levam personalidade e originalidade para os espaços.

Equipe de Design Tok&Stok: Arte dentro de casa

O toque do designer é o ponto de partida da nossa inspiração. É com o trabalho destes profissionais, em suas diversas especializações, que entregamos peças e soluções completas para deixar a sua casa ainda mais parecida com você. Dentro da nossa casa, a Tok&Stok, são muitos os designers que contribuem com ideias, projetos e criações para a sua casa.

A equipe T&S Design é formada por pessoas que possuem responsabilidades divididas por tipo de produto. Por isso, para lançar 10 produtos em média por dia é preciso de um grande time que sabe e ama o que faz. Especialistas em em estofados, luminárias, acessórios, modulares e outras peças, os designers Tok&Stok levam conforto e design para casas e escritórios. 


Seja como for, o design está presente nos detalhes. Na maçaneta da porta, no sofá que nos acolhe, nos pratos que se espalham pela mesa, no ambiente de trabalho e no banheiro, pela casa ou escritório. Em cada particularidade, está o resultado do que um dia foi um projeto nas mãos de um designer, incorporado e desenvolvido para se tornar uma solução. 

Valorizamos e homenageamos cada profissional do design que se empenha todos os dias para entregar ideias que transformam. Queremos celebrar a história de quem cria com a gente e inspira você.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.