Veja como decorar seu home office aproveitando ao máximo qualquer espaço da casa


Decorar o home office que inspire a criatividade e a produtividade pode ser simples. Para isso, não existem obrigações, como uma sala dedicada ou uma ampla metragem quadrada. Quando estiver pensando em ideias de layout, seja criativo com o espaço que você já tem – mesmo que isso signifique usar um canto no seu quarto ou até o seu hall de entrada.

Em seguida, concentre-se em suas necessidades. Se perguntar o quão silencioso o escritório precisa ser e a frequência que vai precisar de organizadores pode ser um importante ponto de partida. Dessa forma, você pode explorar que tipo de mobiliário que funcionar melhor e começar a trabalhar na parte divertida: decorar.

Para ajudar você a decorar seu espaço de trabalho, inspire-se com ideias de cores, estilos e locais da casa que você pode explorar para trabalhar com conforto.

Decoração do home office no quarto

Se o seu quarto é o espaço que você tem disponível para montar seu espaço de trabalho, a decoração terá grande influência na divisão entre a área de descanso e a de produtividade. Mantenha o ambiente leve, com móveis em cores mais claras, como o próprio branco. Se o espaço for pequeno, aproveite as paredes para decorar e apoiar objetos de uso frequente com prateleiras ou estantes.

Complemente o visual com arranjos, uma luminária de mesa e seu porta-retrato favorito. Memory boards também são bastante indicados para deixar lembretes misturados com fotos e ilustrações que causam bem-estar.

Organização como prioridade

Deixar documentos, acessórios e utensílios em ordem também faz parte de uma jornada de trabalho saudável. Pensando nisso, este pode ser o ponto de partida na decoração do home office. Gaveteiros são ótimas opções para manter sob a mesa ou ao seu lado, deixando os itens indispensáveis organizados e sempre à mão.

Móveis embutidos ou multifuncionais como camas e puffs-baú ajudam a otimizar o espaço enquanto oferecem diferentes opções para armazenar seus pertences, seja para trabalhar ou para depois do expediente. Deixando tudo no lugar, até seu pet ganha espaço para te fazer companhia.

Cores que estimulam ao decorar o home office

De acordo com a psicologia das cores, os seres humanos associam determinadas cores a uma sensação, sentimento ou experiência vivida. Na decoração do home office, isso não seria diferente: cores como o branco, amarelo e azul são ideais para ajudar na concentração e estímulo da criatividade.

O amarelo é radiante e mais jovial, podendo ser usado também no espaço de estudos de adolescentes. Ele pode deixar ambientes com o cinza predominante mais alegre e animado. Já o azul tem efeito calmante, inspira segurança e foco. Seus tons claros são mais instigantes, enquanto as nuances mais fechadas são mais sóbrias e nobres.

Por sua vez, com o branco é mais simples de acertar na decoração do home office. Além de sinalizar sensações de tranquilidade e pureza, a cor mais clara do espectro também nos mantém alertas. Tetos e paredes brancas ajudam a difundir a luz pelo reflexo e criam a sensação de brilho nos ambientes. 

Visão privilegiada para trabalhar

Se você tem uma janela que ofereça uma bela vista para o jardim ou para a linha do horizonte, este pode ser um bom lugar para montar seu home office. Ver o interior da casa e também a paisagem externa dá uma sensação de relaxamento e quebra o clima pragmático do escritório. Coloque a luz natural para habitar a sala e perceba o espaço maior do que realmente é.

Se você não tem essa vista, não se preocupe: monte seu home office próximo a paredes claras e aproveite os tons de madeira dos móveis e plantas para trazer um respiro ao ambiente. Evite usar cortinas pesadas e prefira persianas para filtrar a luz do sol quando ele estiver mais forte.


A decoração do home office nos oferece muitas possibilidades de personalização e adequação às nossas necessidades. Estar em casa nos dá a liberdade de deixar cada espaço autêntico, considerando o espaço disponível e pequenos elementos que estimulem a produtividade e o bem-estar. Encontre outras ideias e soluções para seu home office navegando no #TokEmCasa.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.