A escolha do tapete passa pelo estilo de decoração do ambiente. Veja algumas composições com tapetes lisos e estampados para se inspirar


Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração desse artigo. Aperte o play!

Mesmo sendo uma das últimas peças a entrar na decoração, o tapete influencia muito na comodidade de um ambiente. Além de levar estilo, ele ajuda a delimitar espaços, trazer conforto térmico em pisos frios e até criar uma certa acústica no espaço. 

Seus formatos, cores e estampas também variam, se tornando versátil em diferentes cômodos. Se você está em dúvida sobre qual tapete escolher entre liso ou estampado, veja a seguir algumas inspirações e possibilidades de uso desta peça tão significativa.

Ver opções de tapetes >>

Como combinar o tapete com a decoração

Por ter uma presença marcante, o tapete precisa harmonizar com a decoração do ambiente, seja na sala, quarto ou mesmo a varanda. Se ele tiver um desenho orgânico, feito com fibra natural, ele combina com uma decoração rústica, onde predominam a madeira e as plantas.

Se o tapete for liso e de cor neutra, como chumbo e cinza por exemplo, tente usar almofadas estampadas, quadros mais coloridos e vasos decorativos em relevo. A sugestão vale também para sofás com listras e estampas.

Já os tapetes geométricos são mais marcantes. Neste caso, os itens decorativos e o próprio sofá precisam ser mais neutros e discretos para não carregar o visual. No quarto, a inversão é feita a partir da roupa de cama e cortinas: se elas forem mais neutras, um tapete listrado terá destaque proporcional.

Tapetes coloridos: Quando usar?

Os tapetes coloridos criam um ponto focal no ambiente, ou seja, chamam a nossa atenção assim que entramos nele. Na sala, tanto o sofá como o tapete naturalmente carregam esse efeito, seja na cor ou no acabamento.

Se a sua sala for mais escura, um tapete de cor clara pode ajudar a iluminar. É importante lembrar que um tapete claro não necessariamente suja mais facilmente, pois isso depende do material.

Já os tapetes estampados e coloridos pedem por uma decoração com móveis claros. Por outro lado, tapetes escuros compõem espaços modernos e são bem-vindos em espaços mais amplos.

Dica extra: Modelos de fibra sintética, como nylon, poliéster e polipropileno são mais fáceis de limpar. Por isso são mais usados em ambientes com maior circulação de pessoas, como hall de entrada e a própria sala de estar. Para quem tem animais de estimação, a indicação é usar tapetes de pelo curto e fabricação sintética.

Leia também: Conheça elementos para uma decoração natural

Delimitando espaços com tapetes

Em casas com ambientes integrados, o tapete pode ser fundamental para demarcar espaços. Um tapete grande dá a sensação de amplitude enquanto separa uma área da outra. Ele pode ligar os móveis, como o sofá ao rack ou a cama ao guarda-roupa, por exemplo, e deixar uma sensação aconchegante. 

Os tapetes menores já são mais indicados para banheiros e lavabos, dando um toque sutil de conforto. As opções coloridas nestes espaços predominantemente claros e neutros dão um ar divertido e descontraído. Os tapetes redondos já completam os ambientes com estilo e autenticidade, seja combinados com outros tapetes ou para apoio de móveis em destaque, como uma mesa de cabeceira.

Leia também: Móveis funcionais para facilitar a decoração


Além das suas funções, os tapetes podem ajudar a remodelar um espaço. Suas cores, formatos e materiais agregam conforto e estilo, e podem dar uma nova cara ao ambiente. Entre lisos e estampados, inspire-se com as opções de tapete da Tok&Stok e encontre novas ideias no blog #TokEmCasa.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.