As dicas de uma Personal Organizer vão transformar a arrumação dos seus ambientes e deixar seu dia a dia mais funcional.


Por Priscila Wolff *

Lar, doce lar… Não há sensação melhor do que a de chegar em casa e se sentir bem no seu ambiente, não é? E a organização contribui para que a sensação seja de acolhimento e tranquilidade. Por isso, hoje trouxemos três dicas práticas e fundamentais para organizar a casa e solucionar problemas comuns para muitos de nós.

Dicas fundamentais para organizar a casa

1. Chaves, carteiras e pequenos objetos perdidos

Se você for um bagunceiro de carteirinha, certamente conhece a emoção de precisar sair de casa e não encontrar a chave do carro. Mas esses tropeços ocorrem também para pessoas relativamente organizadas, pois geralmente entramos em casa com esses itens nas mãos, mas com o pensamento bem longe, e acabamos deixando os pertences cada dia em um lugar.

Então, vamos te mostrar como organizar a casa começando com esses pequenos itens:

  • Determine o lugar onde você e os demais membros da família irão deixar esses pertences. Escolha um local de fácil acesso, de preferência no balcão mais próximo da porta – este será o berço das pequenas coisas;
  • Providencie um cesto ou caixa pequena que comporte esses itens. Há diversas opções que podem inclusive contribuir na decoração da sua casa;
  • Utilizar porta-chaves pode ser uma saída, mas lembre-se de outros itens que costumam se perder, como carteiras por exemplo. Procure uma solução de organização que atenda a sua necessidade por completo;
  • Combine com a família o uso desse novo ponto de apoio. Muitas vezes a organização se perde por falta de comunicação. Certifique-se de manter a disciplina nos primeiros dias, assim, logo irá virar um hábito.

    Ver organizadores para quarto >>
organizar a casa

2. Bolsas e mochilas sem lar

Além de serem grandes vilãs da organização do lar, bolsas e mochilas costumam ser elementos de discórdia familiar, por serem deixadas em locais inapropriados com frequência. O segredo – de novo – é determinar o novo local para esses acessórios e combinar com todos, como requisito para boa convivência.

A questão aqui é como escolher este local para organizar a casa.

Por serem itens de uso diário, precisam ter acesso fácil, e é por isso que acabam frequentemente sendo deixados em locais indevidos, como o chão da sala.

Leia também:
10 dicas para decorar e organizar sua estante
Ideias para organizar o hall de entrada
6 dicas imperdíveis para organizar e decorar seu lavabo

Para se livrar desse problema, encontre locais práticos para armazená-los tão logo você entre em casa. Se for escolher um móvel, certifique-se de que o tamanho do espaço seja adequado.

No caso de mochilas, dê preferência a locais baixos, pois o simples fato de precisar erguer a mochila para guardá-la pode se tornar um empecilho na hora da pressa.

Às vezes, um balcão que você via como local para armazenamento de louças pode se mostrar muito mais útil nesta função. Outra opção que pode ser prática são os ganchos de parede, que podem ser fixados próximos a entrada da casa. 

São tantos modelos e cores disponíveis que fica fácil encontrar um que além de trazer a praticidade da organização, contribua também para a decoração do ambiente.

organizar a casa

3. Poluição visual na bancada da cozinha

Se tem algo que parece deixar a casa toda fora de ordem é ter uma bancada de cozinha poluída visualmente. O excesso de objetos e até de organizadores pode dar até o efeito contrário que o previsto e gerar um caos que se estende para outros cômodos, como a sala de jantar. Mas algumas considerações podem ser feitas para resolver isso:

  • Observe quais são os itens que surgem nas bancadas ou ficam por lá com mais frequência;
  • Identifique o motivo de não estarem no lugar correto. Pode ser que sejam usados com frequência e o lugar “correto”, na verdade, não seja funcional.

Entenda que o “correto” para organizar a casa é o que faz com que ela funcione para você.

Agora, se o único armário que acomoda o item vilão da ordem for de fato o mais alto, uma boa saída é utilizar cestos organizadores. Mesmo que sejam peças maiores, puxar um cesto com as peças é bem mais fácil do que pegar uma a uma, principalmente porque podem acabar indo para o fundo do armário. 

organizar a casa


Agora é com você! Hora de colocar as dicas em prática para organizar a casa: escolha um dia de folga na semana e comece a fazer pequenas mudanças na organização dos seus espaços. Certamente elas vão impactar até mesmo na sua qualidade de vida. Compartilhe o resultado das suas mudanças no Instagram usando #TokEmCasa e siga se inspirando com a Tok&Stok.


* Priscila Wolff é Personal Organizer e gestora da Just Perfect Organizing.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.