Umidificam o ar, inspiram criatividade e até minimizam alergias. As plantas oferecem muitos benefícios e vamos te dar cinco dicas para deixá-las cada vez mais próximas de você.


Ter plantas dentro de casa pode oferecer uma série de benefícios para a nossa saúde, tanto física como mental. Desde a purificação do ar, passando pelo frescor dos ambientes até o impacto positivo em quem tem alergias, o verde natural se mostra um grande aliado da decoração.

Entretanto, cuidar das plantas pode ser um desafio para muitos, e por isso, já criamos um guia junto a Carol Costa contendo os cuidados básicos com as verdinhas. Se você ainda não sabe como levá-las para dentro de casa, este post vai te ajudar com cinco espaços onde você pode colocar pequenos ou grandes vasos.

Benefícios de ter plantas em casa

Não são poucos os benefícios que as plantas trazem para nós quando estão dentro de casa. Elas ajudam a melhorar nosso humor, reduzem a fadiga e diminuem o estresse e a ansiedade a partir das substâncias que liberam na transpiração.

Elas também impactam no desempenho e foco no trabalho, impulsionam o processo de cura e até na tolerância à dor, de acordo com cada espécie. Plantas como a babosa são usadas como um tio de remédio curativo e também são muito usadas em processos estéticos de hidratação. Em resumo, as plantas melhoram a qualidade do ar e deixam o ambiente mais agradável no dia a dia – sendo as melhores companheiras de qualquer casa.

Como levar mais verde para dentro de casa?

Agora que você já conhece mais alguns dos benefícios de ter plantas em casa, saiba como levar as verdinhas para o seu dia a dia, deixando-as cada vez mais próximas de você.

1. Horta caseira ou adorno de cozinha

Um dos melhores espaços para começar a ter plantas em casa é na cozinha. Nela, você pode iniciar uma mini horta caseira, que deve ser bem alimentada por luz natural e por regas frequentes. Aposte em pés de pimenta ou cebolinha, de preferência colhidas inicialmente de um centro de jardinagem – estas duram mais que as de supermercado.

Ao longo do tempo, você terá não só o benefício da vida útil das plantas, mas o destino que você pode dar a elas nas suas receitas.

2. Companheira de home office

Com o home office consolidado, é hora de aprimorar todas as práticas que nos ajudam a aliviar o estresse e estimular a concentração. As plantas também atuam de forma certeira nesse processo, com efeitos práticos no ambiente.

Para não precisar dividir sua atenção com elas o tempo todo para regar e podar, suculentas ou a árvore do dinheiro – uma espécie chinesa de longa durabilidade – são opções ideais para acompanhar sua jornada de trabalho. 

3. Ar puro para dormir

Nosso quarto é nosso refúgio, nosso recanto. Além de dormir, é um espaço que recebe de tudo: a TV e o videogame, o berço do filho, a mesa do home office. Ou seja, passamos bastante tempo neste espaço que representa o espaço de descanso.

Sendo assim, as plantas são grandes aliadas do sono e do descanso ao levarem calma a qualquer ambiente, além de atuarem como filtros para purificar e melhorar a qualidade do ar. Algumas plantas liberam oxigênio à noite, o que pode ajudar você a ter um sono mais tranquilo. Espécies com esta qualidade incluem as orquídeas e a aloe vera, além do lírio da paz – que também são belíssimas para ter como decoração.

4. Jardim ao ar livre

Se você já tem certa experiência com plantas e quer dar um passo mais ousado, criar um jardim na sua varanda ou quintal pode ser uma ótima ideia. Vasos horizontais podem abrigar diferentes espécies, enquanto paredes e grades podem ser a casa de um jardim vertical.

Você também pode pendurar plantas como a samambaia no entorno do espaço ou colocar cachepôs coloridos com pequenas plantas pendentes, como a jibóia, a peperômia, o aspargo ou o lambari, que ficam deslumbrantes na decoração.

5. Destaque na sala


A sala é um ambiente dinâmico, que acolhe diferentes momentos e atividades muitas vezes ao mesmo tempo. Para colocar plantas neste ambiente, considere primeiro o tamanho do espaço e a incidência de luz natural que ela tem.

A partir daí, você escolherá entre plantas grandes ou pequenas para sua sala, usufruindo dos melhores benefícios que elas podem trazer. As espécies de grande porte geralmente não demandam muita manutenção e fazem ótimas peças para decorar. Coloque um vaso no chão perto do sofá, da janela ou algum canto e garanta um espaço bonito e valorizado.

Se o espaço não for muito amplo, plantas pequenas são ideais para sua sala. Você pode montar um terrário com areia e pedras coloridas e ter plantas como o cacto, que são bem fáceis de cuidar. Em qualquer caso, capriche na escolha dos vasos para fazer o arremate perfeito no ambiente.


Agora que você tem em mente cinco ideias e maneiras de trazer o verde para dentro de casa, escolha os acessórios e itens de jardinagem para começar seu pequeno jardim e aproveite o melhor que a natureza pode oferecer. Encontre vasos, cachepôs e ferramentas para cuidar das suas plantas na Tok&Stok.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.