Os espelhos podem ser grandes aliados na renovação da casa. Veja dicas para incorporá-los aos ambientes.


Coringa absoluto na decoração, os espelhos pode ser um grande aliado na hora de renovar, ou até inovar, o visual da casa. Dependendo do tamanho, eles podem interferir até mesmo na percepção do espaço, dando a impressão de amplitude ao refletir a área que está posicionado.

Assim também podem configurar um design moderno e minimalista. Se aplicado junto de um móvel, pode até dar outra característica e função a ele, criando um resultado arrojado e versátil ao local.

Confira algumas dicas que mostram como usá-lo da forma certa em ajustes de pequenos problemas ou até caprichar no toque final de qualquer ambiente.

Distribua a luminosidade

Até na iluminação de espaços com baixa luminosidade o espelho pode contribuir. Para alcançar este efeito basta posicioná-lo de forma que reflita a janela ou a luminária (de preferência com luz difusa para nunca ofuscar a visão).

Crie a sensação de amplitude

Que tal usar o espelho para aumentar a sensação de amplitude no ambiente? Você pode instalá-lo na parede do ambiente, ocupando-a por completo ou parcialmente, ou usá-lo na porta do armário de um closet ou quarto menor para conseguir um bom resultado.

Ver opções de armários com espelho >>

Decore as paredes

Neste caso, com criatividade, as possibilidades de uso de espelhos na decoração são infinitas. Adornos e molduras são alternativas bem utilizadas, mas com cuidado na hora da escolha. Tudo deve ser proporcional para evitar que detalhes pequenos passem desapercebidos em paredes grandes.

Ver opções de espelhos decorativos >>

Ouse com móveis espelhados

Da parede direto para o mobiliário, o espelho, quando bem usado, pode reinventar o jeito de decorar a casa e o próprio móvel. Cada vez mais comuns em ambientes contemporâneos, os móveis espelhados são modernos e neutros, pois incorporam facilmente o visual do cenário.

Ver opções de móveis espelhados >>

Use espelhos multifuncionais

Nem sempre o espelho precisa ser fixado à parede. Ele pode ficar apoiado no quarto ou no hall, para conferir o visual antes de sair. Além disso, cria um efeito moderno e sofisticado. Esta solução é ideal para integrá-lo à decoração sem necessitar de furos nas paredes. Modelos de piso são ideais para ajustar seu posicionamento e incrementam na decoração com sua estrutura.

Ver opções de espelhos >>

Cuidados que você deve ter antes de escolher seu espelho:

  • Atente-se à proporção do espelho, pois opções pequenas e solitárias – ao contrário das composições – tendem a sumir em paredes grandes e vazias;
  • Evite o efeito de reflexão infinita entre o espelho e peças com superfície reflexiva mantendo um espaçamento mínimo entre ambos;
  • Ambientes integrados (por exemplo, sala de estar + jantar) precisam de um espelho que reflita toda sua extensão, para ampliá-la, e não parte dela, dividindo-a;
  • Calcule bem o posicionamento do espelho para ele não refletir ângulos indesejados, como o banheiro ou áreas íntimas da casa como o quarto;
  • Cuidado com espelhos em espaços repletos de objetos decorativos, pois ao mesmo tempo que ampliam o cenário eles também duplicam tudo, sobrecarregando o visual do ambiente.

Leia também: 6 dicas úteis para decorar seu lavabo

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.