Marcantes na decoração, os móveis de couro merecem atenção especial na hora da escolha. Saiba tudo o que você precisa saber antes de levar a peça para casa


Ter móveis de couro no ambiente vai além da beleza que essas peças trazem para a decoração. Quando está sob os cuidados corretos, trata-se de um material resistente e duradouro, capaz de fazer parte do ambiente por bastante tempo. Por isso, saber escolher móveis com este revestimento é importante e merece planejamento cuidadoso.

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração desse artigo. Aperte o play!

Do moderno caramelo ao vibrante marrom, os móveis de couro estão disponíveis em cores que levam aconchego, beleza e profundidade a qualquer espaço. Neste guia, vamos dar algumas orientações e dicas simples para você fazer a escolha de forma consciente e como manter a peça bonita e ainda mais duradoura.

Ver móveis de couro >>>

Conheça os principais tipos de couro 

  • Couro legítimo: Por ser a própria pele animal, é o material mais resistente e duradouro. Tem textura áspera, mas que é suavizada com o tempo. Além disso, ele é identificado por seu cheiro, sua impermeabilidade e fissuras naturais da pele.
  • Tecido ecológico: Tem a mesma matéria prima do couro legítimo, mas sua forma de produção leva menos produtos químicos poluentes no processamento – e por isso leva essa definição. Ele tem a mesma durabilidade do couro tradicional.
  • Tecido sintético: Este material tem base em compostos químicos, que após processamento são tratados para se parecer com o couro original. Também conhecido por PU (sigla para poliuretano), este tecido é feito a partir do plástico e outras substâncias. Ele é resistente à oxidação e aditivos químicos, chegando a ser semelhante à espuma na textura.

Onde colocar seus móveis de couro 

Confeccionados em tecido sintético (PU), os móveis de couro podem compor diferentes ambientes, como a sala de estar, home office ou no quarto. Mesmo tendo visual marcante, essas peças se adaptam bem aos ambientes e a diferentes estilos de decoração.

São inúmeras as possibilidades para usar estes móveis na decoração de maneira coesa e personalizada, sem deixar seu estilo de lado. Você pode colocar uma espreguiçadeira de couro no espaço de leitura, dar um visual requintado com um sofá liso para a sala de TV, ter uma cabeceira de couro como âncora visual do quarto ou ainda destacar um canto do ambiente com uma cadeira de couro autêntica e confortável. 

Outra alternativa é adicionar um banco de couro no final da cama, que não apenas fornece assento e armazenamento extras, mas também é um toque refinado a um quarto minimalista. Em um espaço de decoração mais moderna, com objetos que mesclam diferentes materiais, uma cadeira ou poltrona de ferro e estofado em couro é o arremate certeiro.

Leia também:
Saiba como escolher sofá
Como ter uma sala multifuncional em 3 passos
Mesa lateral para sala: Saiba como usar

Como conservar móveis de couro

A resistência e durabilidade dos móveis revestidos em couro são bons motivos para tê-los em casa. Sua facilidade para limpar torna a tarefa prática, já que o material é impermeável e, se acontecer algum incidente e algo acaba sendo derramado sobre o móvel, um pano úmido resolve o problema em um instante. Semanalmente, você pode aspirar e no dia a dia passar um pano para manter a peça sempre limpa.

Para evitar trincas, deformações e rachaduras nos seus móveis de couro, é importante hidratar a peça periodicamente, a cada 7 ou 8 meses. Para isso, existem ceras e hidratantes específicos para este material que são incolores, ajudando a aumentar a vida útil do seu móvel. Antes de aplicar o produto, faça a limpeza do couro, respeitando as orientações do fabricante. 

E lembre-se de não utilizar produtos químicos na limpeza ou manutenção dos seus móveis, e nem deixá-los sob a exposição da luz solar para evitar manchas.


Como sua jaqueta de couro favorita, sofás e cadeiras de couro só melhoram com a idade. Agora que você conhece um pouco mais sobre o couro e os pontos de partida para escolher seus móveis, conheça as opções e modelos da Tok&Stok para levar este ícone da decoração para sua casa.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.