Veja algumas formas de integrar o home office com outros cômodos, aproveitando os espaços com comodidade


Criar um home office integrado em outro cômodo é uma solução prática e eficaz para aproveitar bem os espaços. Da varanda ao quarto, diferentes ambientes podem receber o escritório, mas a organização deve ser uma grande aliada para separar vida social da profissional. 

Veja cinco soluções para fazer um home office integrado com os ambientes da casa e montar seu escritório com personalidade e versatilidade.

Ver opções para escritório >>

1. Organize e decore com prateleiras

Ao escolher o canto ideal para instalar seu escritório em casa, aproveite as paredes ao redor. Usando prateleiras, você pode manter livros e documentos sempre por perto sem ocupar espaços do cômodo. Pequenos vasos intercalados criam uma decoração charmosa e dão um toque delicado ao home office.

Essa solução é ideal para pequenos espaços, em que a mesa precisa se encaixar ao lado de uma cômoda ou da própria cama, por exemplo. Dessa forma, você verticaliza a decoração e mantém itens importantes sempre à vista e organizados. Uma ideia é mesclar livros com quadros, deixando um visual interessante no alto.

Leia também: Prateleiras e nichos – Como usar na decoração

2. Use nichos para segmentar

Além de acrescentar beleza ao ambiente, os nichos têm o poder de suavizar a organização ao segmentar objetos. Você pode colocar três deles posicionados na diagonal, como se formassem degraus, e preenchê-los por ordem de frequência de uso. O mais baixo pode abrigar documentos e itens de papelaria, enquanto os superiores expõem objetos decorativos

Esta ideia pode ser aplicada na varanda, para um home office integrado com estilo natural e tranquilo; na sala de estar, em uma estrutura ao lado do rack da TV ou até no hall de entrada, que também pede por uma decoração vertical. Para delimitar o espaço de trabalho, coloque um tapete sob a mesa e cadeira, além de uma iluminação direta para ajudar na concentração.

3. Encontre novos espaços para mesa do home office integrado

Considere que algumas boas ideias estão em enxergar oportunidades nos espaços ou móveis já em uso na casa. Uma pequena mesa de jantar pode estar integrada com a cômoda ou encostada na parede do quarto, criando um espaço calmo para trabalho e que ocupa pouco espaço.

Da mesma forma, a cadeira precisa ser confortável e ergonômica para manter a saúde do corpo e evitar dores no fim do dia – e uma almofada pode ajudar nisso.

Leia também: Como escolher cadeiras de escritório

4. Leve o home office para a janela

O vão embaixo das janelas é bastante indicado para instalar o home office. Ali, um gaveteiro ou uma cômoda aproveitam o intervalo sob a mesa para otimizar cada centímetro vazio e a luz natural ajuda a manter o equilíbrio na iluminação. Por outro lado, em dias de muito sol, uma cortina mantém a claridade mais difusa e menos invasiva.

5. Integre vários ambientes em um

Se bem planejado, é possível ter dois, três ou quatro ambientes no mesmo espaço: uma mesma área pode abrigar sala, cozinha, home office e até a varanda. Isso pode ser necessário em apartamentos muito compactos, que precisam de soluções inteligentes para que tudo fique organizado e com uma decoração harmoniosa. 

Uma das maneiras de conseguir conforto visual neste caso é a partir da escolha de cores. Mantenha tons neutros, como branco, cinza e preto, e um estilo de decoração minimalista, com objetos e móveis que não se tornem ponto focal para evitar carregar o espaço.

A escrivaninha com gavetas encostada na parede cumpre sua função sem invadir a sala ou a cozinha, que pode estar delimitada por um balcão. Assim, bancos altos transformam o espaço em sala de jantar de uma forma sutil e funcional. A sala da TV continua na varanda e ainda recebe a iluminação natural que a contempla. 


A melhor adaptação do home office sempre depende da área disponível, mas soluções práticas para aproveitar o espaço são sempre bem-vindas. São diversas as possibilidades de criar novos ambientes, mudar antigos hábitos e descobrir novas versões da própria casa. Encontre novas ideias no blog #TokEmCasa e os itens para colocá-las em prática na Tok&Stok.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.