Aproveite a Páscoa para reunir a família em uma caça aos ovos criativa  e divertida para todas as idades.


Se você está buscando uma atividade diferente e divertida para fazer em família, participar de uma caça aos ovos de Páscoa é uma ótima oportunidade. Muito comum no hemisfério norte, a procura pelos ovos é uma tradição amada pelos pequenos e pelas crianças de coração, que torna a data ainda mais viva e festiva. 

E há uma série de maneiras criativas de fazer a brincadeira. Primeiro, a brincadeira vai depender de quem vai participar – se serão crianças pequenas, adolescentes ou adultos. Com crianças menores, as pistas podem ser dadas por padrões de cores ou combinações de imagens; enquanto adolescentes e adultos vão se entreter com enigmas e códigos a serem desvendados.

Neste post, vamos trazer ideias diferentes e criativas de fazer a gincana em casa, trazendo um toque diferente para a Páscoa com as crianças.

Ideias criativas de caça aos ovos de Páscoa

Corrida pelos ovos

Como uma competição de corrida tradicional, esta alternativa é ainda mais deliciosa pois envolve os ovos de Páscoa! Pode ser feita em times, em formato de revezamento entre os participantes, ou individual com uma corrida simples até o alvo.

Outra alternativa é a famosa e divertida corrida de colher com o ovo. Nesta opção, o participante deve chegar à linha de chegada equilibrando um ovo sobre a colher. Se deixar cair, precisa voltar ao ponto de partida.

Ovos escondidos pela casa

A clássica caça aos ovos consiste na procura de ovos por toda a casa, que pode virar uma atividade mais elaborada até para os adultos. Com dicas espalhadas pelos ambientes, os participantes vão desvendando enigmas ao longo de cada descoberta que permitem que eles passem para a próxima dica. 

Outra forma de envolver toda a família é também separar por times que apenas devem procurar pelos ovos escondidos em lugares bem inusitados – até o gabinete do banheiro pode ser uma opção de esconderijo.

Encontre o nome nos ovos

Nesta ideia, as crianças são desafiadas a encontrar ovos com a letra de seus nomes. Aquele que conseguir reunir todos os ovos que soletram seu nome, ganha a brincadeira.

Gincana sem doces

Se você quer envolver as crianças em uma gincana diferente mas os doces não fazem parte da dieta delas, não se preocupe: você pode fazer uma alternativa que as divirta da mesma forma.

No lugar de ovos de chocolate, coloque fichas de papel dentro de pequenos ovos de plástico (ou como você preferir fazê-los). Nestas fichas, as crianças vão encontrar números que poderão ser trocados por prêmios no final da gincana. Entre eles, pequenos brinquedos, um ingresso para o cinema, um passeio especial ou livros interativos de acordo com a idade.

Leia também:
Mesa posta de Páscoa: Inspirações para o almoço
Ideias de decoração de Páscoa para receber o outono
Decoração de Páscoa: Ideias criativas para toda a casa

Competição de calouros pelos ovos de Páscoa

Que tal transformar a caça aos ovos de Páscoa em um concurso de talentos? Prepare um palco no quintal ou na sala de estar para as crianças apresentarem algo criativo, como cantar, dublar um artista famoso, tocar um instrumento musical, ler um poema entre outros. No final, os mais dedicados ganham um prêmio – mas os demais participantes também!


Agora que você já tem algumas ideias para brincar com toda a família na Páscoa, é hora de colocar a mão na massa. Escolha os lugares mais inusitados da casa para esconder as surpresas e crie novas memórias com as crianças que ficarão para sempre. Aproveite a linha de Páscoa Tok&Stok para montar o cenário ideal para sua gincana.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.