Inspire-se com soluções práticas que deixarão a casa mais quentinha e confortável no período mais frio do ano


As baixas temperaturas chegaram e aproveitar toda ideia para aquecer a casa no inverno é bem-vinda. Dentro de casa, as possibilidades são diversas para passar esse período com conforto e bom gosto – seja cozinhando para si mesmo ou tirando uma tarde para meditar ou ver seus filmes favoritos.

Mesmo em um país tropical, o frio pode chegar com diferente intensidade nas cidades brasileiras. Listamos algumas ideias para aquecer a casa nos períodos mais frios da sua região com conforto e sem perder o estilo.

Mais tecidos para decorar e aquecer

Uma das maneiras de aquecer a casa no inverno é explorar os tecidos em diferentes partes dos ambientes. Tapetes felpudos, almofadas e mantas serão itens de uso essencial no período e deixam a casa mais aconchegante e convidativa. 

Os modelos artesanais e os feitos de algodão e lã são excelentes para as noites frias ou para longas sessões de cinema. Vale deixar as mantas sobre o sofá e poltronas, mantendo o visual acolhedor e pronto para se esquentar a qualquer momento.

Leia também:
Tipos e estilos de tapetes para usar na decoração
15 dicas para escolher cortinas
Guia: Saiba como escolher sofá

Cores quentes

As cores dos ambientes podem não aquecer a casa literalmente, mas trazem uma sensação de aconchego que muda nossa percepção nos dias mais frios. Tons como amarelo, laranja, vermelho e rosa são exemplos de cores que podem trazer essa visão a partir de almofadas, capas para sofá, mantas e itens de decoração.

Luz do sol

Mesmo em dias frios, o sol não deixa de ser a melhor fonte de calor. Para isso, abra as cortinas e aproveite a luz solar entrando pelas janelas e portas internas, aquecendo o máximo possível cada cômodo da casa. Se possível, deixe edredons, mantas e até almofadas expostas ao sol para evitar a umidade e proliferação de fungos, mais comuns nas baixas temperaturas. Assim que entardecer, lembre-se de fechar a casa para manter o calor recebido durante o dia também à noite.

Ideias para uma cama quentinha

As noites de sono ficam ainda melhores quando a temperatura está agradável. Para que isso aconteça no inverno, vale incrementar a cama posta com edredons mais grossos e mantas que também contribuem para a decoração do móvel. O primeiro passo é afastar um pouco a cabeceira da parede, se possível, criando uma distância do frio que essa superfície recebe durante o dia.

Para deixar a cama quentinha assim que deitar, uma ideia é envelopar o colchão com uma manta de microfibra, mantendo o corpo em contato com os tecidos mais espessos primeiro. Se quiser deixá-la literalmente quente, bolsas de água quente minutos antes de deitar ou aproveitar um escalda-pés antes de dormir vão criar novas experiências para suas noites. 

Cortinas que aquecem

As cortinas são itens cheios de versatilidade que ajudam a controlar o calor no verão e também mantêm os cômodos aquecidos no frio – entrando na lista de ideias para aquecer a casa. Por isso, vale investir em modelos com tramas mais fechadas e espessas, próprias para esses momentos mais frios. Vale considerar também persianas rolô ou blackouts, principalmente no quarto. Alie com cores quentes para deixar o espaço ainda mais agradável no inverno.

Aproveite os itens em madeira

A madeira traz calor, aconchego e, na decoração, é atemporal. Ela traz o rústico mesmo em ambientes modernos e se destaca pela funcionalidade. Seja em móveis ou acessórios, ela traz a sensação de casa no campo e aquece enquanto proporciona mais cor. 

Velas para aquecer no inverno

Entre as ideias para aquecer a casa, além de deixar a casa mais acolhedora e romântica, as velas também são boas saídas para aquecer a casa no inverno. É essencial ficar atento onde elas serão colocadas para evitar acidentes, estando sempre longe de tecidos e materiais inflamáveis. Se optar por velas aromáticas, pode ser uma chance de criar momentos relaxantes e tranquilos.


O frio é um convite para ficar em casa. Assim, podemos aproveitar ainda mais nossos ambientes e criar uma relação ainda mais próxima com eles. Aproveite a estação para preparar os espaços e descubra novas possibilidades do lar com #TokEmCasa.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.