Nos dias de calor intenso, estas dicas e ideias vão manter sua casa com uma temperatura agradável – até sem ar condicionado.


Dias mais longos, banhos de sol e passeios ao ar livre são momentos que fazem do verão uma das estações mais esperadas. Por outro lado, quando os dias estão quentes demais, logo procuramos uma solução ou prática que refresque o ambiente. 

Resfriar espaços pode ser muito simples no dia a dia. Além disso, algumas práticas geram bem-estar e impactam até mesmo a nossa saúde. Por isso, deixamos cinco ideias refrescantes para dias de calor que deixarão você aproveitar muita sombra e água fresca.

Cinco passos para deixar a casa fresca no verão

1. Escolha alimentos refrescantes e leves

Uma boa dica para dias quentes é cuidar da alimentação. Procure por comidas de fácil digestão e com muita água no conteúdo. Isso evita que seu corpo aqueça com a digestão e ainda aproveita os líquidos essenciais, como é o caso de frutas e vegetais.

Outra possibilidade para deixar sempre à mesa nos dias quentes é a combinação de alimentos. Por exemplo: tomate e muçarela juntos podem ser colocados na salada ou como recheio de sanduíches e tapiocas. Laticínios também podem ser bons alimentos refrescantes, como iogurtes e smoothies.

2. Opte por tecidos respiráveis

Outra ideia refrescante para dias de calor está nos tecidos usados em casa, principalmente na roupa de cama e banho. Peças em algodão são respiráveis e ajudam a refrescar o corpo. Além de usar roupas leves e soltas com esse tecido, opte por levar esse material para os lençóis, cobertores e toalhas.

3. Mantenha cortinas fechadas

Deixar as janelas e portas abertas é muito importante nos dias quentes para arejar os ambientes. Por outro lado, também é um portal diretamente  para os raios solares entrarem na sua casa.

Para garantir um ambiente agradável equilibrando sol e vento, o uso de cortinas e persiana é ideal. Considere tecidos que bloqueiam esses raios e protejam o piso e os móveis. Eles amenizam o calor que poderia permanecer dentro de casa até durante a noite.

Cortinas blackout bloqueiam a luz do sol, isolando naturalmente os cômodos em que estão instaladas. Especialistas recomendam cortinas de cores neutras com suportes de plástico branco para reduzir o ganho de calor.

4. Use aromatizadores refrescantes 

Ter fragrâncias para casa com aromatizadores também é uma forma de manter os espaços sempre frescos e são ótimas ideias refrescantes nos dias de calor. Alguns aromas são mais leves e ajudam a criar essa atmosfera de frescor e relaxamento. Alguns exemplos são hortelã, laranja, alecrim e lavanda.

5. Troque as lâmpadas

Outra ideia refrescante para os dias de calor está na sua iluminação. Se você ainda usa lâmpadas incandescentes, sua casa pode estar aquecendo mais do que deveria. Elas produzem calor e ainda gastam mais energia elétrica. Por isso, essa pode ser a oportunidade que você precisava para trocar as lâmpadas por modelos em LED que resfriam a casa e ainda te ajudam a economizar no final do mês.


Garantir uma temperatura amena dentro de casa impacta diretamente no bem-estar de quem mora nela. Agora que você sabe algumas maneiras de refrescar a casa em dias quentes, descubra dez itens para fazer uma decoração de verão moderna e colorida. Encontre na Tok&Stok todas as peças para transformar seus ambientes do seu jeito.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.