Depois do sofá, parece que nada mais cabe em salas compactas. Mas os racks são importantes no modelo moderno de moradia. Conheça algumas soluções


Não faz muito tempo, os pontos focais dos ambientes eram outros. Era comum o dar mais destaque ao espaço para atividades manuais e em família, por exemplo. Bem, na verdade, a vida era diferente, assim como nossos desejos e necessidades. 

Agora, sentimos que precisamos ter televisores nas salas, mesmo que esses ambientes sejam pequenos. A solução, nesse caso, pode ser pendurar os aparelhos em painéis ou apoiá-los em racks de pouca dimensão, ou sejam compactos.

O texto a seguir traz alguns exemplos de móveis que podem caber na sua sala de casa, mesmo que ela seja estreita ou com poucas paredes livres para TV. 

Inspire-se nos projetos para encontrar a melhor solução de layout para esse setor do seu imóvel. E lembre-se: sempre priorize o conforto e observe se alguma peça pode comprometer a circulação no local.

#1 Racks de pequenas dimensões

Responda agora: que tipo de TV você tem ou deseja ter em casa? Quantas polegadas teria esse aparelho? Na verdade, quando olhamos as ofertas, principalmente em lojas virtuais, nos detemos na questão das polegadas. Entenda o que isso representa:

  • 32” = 74 x 46 cm;
  • 49” = 111 x 64 cm;
  • 55” = 132 x 72 cm; 
  • 65” = 146 x 90 cm; 
  • 75” = 170 x 103 cm; e
  • 88” = 196 x 121 cm.

Mas quanto de parede livre você teria na sala de casa para colocar uma TV? Isso definirá quantas polegadas máximas pode ter o aparelho a ser comprado, assim como a largura do aparador, rack ou painel que irá lhe sustentar. 

Com base naquilo que os fabricantes de móveis identificaram como necessidade da maioria dos clientes, foram lançados rack pequenos com dimensões como, por exemplo: 

  • 100 x 50 x 30 cm.
  • 130 x 60 x 35 cm;
  • 135 x 70 x 35 cm;
  • 145 x 40 x 35 cm; e
  • 145 x 57 x 45 cm.

#2 Racks com rodinhas

O lado positivo dos racks pequenos é que eles são mais leves. Aliás, visando que os ambientes de salas compactas pareçam mais amplos, os designers mantiveram a ideia de fabricar móveis de poucas dimensões mais abertos. Então, esses racks não são apenas menores, mas com soluções de fechamento e subdivisões diferentes.

Enfim, se os projetistas conseguem não apenas fazer uma peça menor, mas mais leve também, é possível considerar que racks pequenos tenham rodízios. E por que isso é bom?

Por exemplo, digamos que, em uma sala compacta, há um rack próximo a uma lareira; então o móvel poderia ser deslocado para o lado ao ter a intenção de acender o fogo, garantindo a segurança.

Leia também:
10 dicas essenciais para cuidar do guarda-roupa
Tipos e estilos de tapetes para usar na decoração
Saiba como escolher sofá

#3 Rack com vãos multifuncionais

Racks pequenos não precisam ganhar mais funções além de dar apoio à TV da sala; e também não precisa ter muitas subdivisões em seu interior. 

Ou seja, quanto mais básica essa peça mobiliária for, melhor, fazendo mais sentido para a decoração de uma sala compacta. Porém, toda a zona aberta abaixo do seu tamanho pode ser mais bem aproveitada, ocultando boas soluções de aproveitamento espacial.

É possível ter, por exemplo, uma parte do armário com portas ou gavetas e outra com outros tipos de nichos, como tipo garrafeiro. 

Já uma parte também pode ficar livre para acomodar nichos com rodinhas, que serão importantes no momento de receber visitas e oferecer assentos extras. Por fim, é possível preencher prateleiras com cestas de palha para colocar brinquedos, controles, jogos, mantas, e mais.

#4 Racks suspensos

Não poderíamos terminar este texto sem citar um dos modelos de racks pequenos mais vendidos hoje nas lojas. Ele é uma ótima solução para salas e também outros ambientes compactos, como quartos. 

Trata-se dos racks suspensos, ou seja, fixados direto à parede, deixando a área de piso livre – que pode ficar vazia, fazendo a circulação do ambiente parecer maior e o cômodo mais amplo.

Observação: para se ter uma referência para instalação, se o rack suspenso tiver uns 20 1 30 cm de altura, o mesmo pode ficar distante uns 30 cm do chão

Gostou desses modelos de racks? Qual deles combina com sua sala? Inspire-se para transformar seu espaço do seu jeito.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.