Baseado no conceito tiny house (casa minúscula em inglês), o trailer Tok&Stok pode inspirar a decoração de pequenos apartamentos e studios; Veja como ficou


Morar em apartamentos pequenos ou os chamados studios é uma realidade no mundo inteiro, principalmente nas grandes metrópoles. Mostrando que é possível criar uma decoração bonita e com design funcional em um espaço com conceito tiny house, a Tok&Stok e o arquiteto Maurício Arruda decoraram um trailer dando novas funções a peças já conhecidas e empregando estilo para ambientes antes mal aproveitados, mas que ganharam novos significados.

Veja como ficou o #TrailerTok&Stok por dentro e inspire-se para decorar seus pequenos espaços com soluções práticas, funcionais e com design inovador.

O que é Tiny House?

Também interpretado como movimento para uma vida mais simples, o conceito de Tiny House (casa minúscula, em inglês) se baseia na filosofia do contentamento em viver apenas com o básico necessário para viver, como em um design minimalista. Seus significados podem variar bastante de uma pessoa para outra, mas todos se voltam para a abertura de espaço para construção de relacionamentos com as pessoas e com a natureza.

Na prática, o conceito de tiny house valoriza cada espaço de um ambiente com versatilidade, uso consciente e muita personalidade. Para os milhares de adeptos no mundo, benefícios como liberdade, a redução de custos, as conexões sociais e a sustentabilidade fazem valer a pena adotar este tipo de moradia – conceitos que podem nos inspirar nos nossos dias, independente do espaço que temos.

Leia também: 5 móveis multiuso para pequenos espaços

Ideias para transformar seus pequenos espaços baseadas no Trailer Tok&Stok

Opte por peças multifuncionais

Um móvel com vários usos. Esta é uma das maneiras de aproveitar cada centímetro de um espaço pequeno, sem deixar o design de lado. Um sofá-cama, um rack ou sofá-baú e banquinhos são apenas algumas dessas peças com diferentes funções inseridas no projeto do Trailer Tok&Stok. Parte da linha Mínimo, de Maurício Arruda, elas foram pensadas especificamente para quem vive em pequenos espaços e não quer perder o conforto e a qualidade de vida.

Aproveite as paredes

Verticalizar a decoração e a organização dos espaços também foi uma estratégia utilizada no Trailer Tok&Stok para otimizar os espaços para decoração. No projeto, foram usadas prateleiras e nichos abertos para apoiar itens de uso constante e objetos decorativos. Para não poluir visualmente, insira quadros intercalados e deixe espaços de respiro.

Explore móveis empilháveis

Em espaços pequenos, cada canto do apartamento (ou do trailer) é muito valioso. Móveis empilháveis como cadeiras e bancos são ótimos para manter tudo organizado mesmo quando não estão em uso nesse caso. Com design minimalista, as cadeiras assinadas por Maurício Arruda presentes no Trailer Tok&Stok podem ser uma boa escolha para compor cozinhas, salas de jantar ou até mesmo aquele cantinho favorito da casa.

Abra espaço para luz

Um ambiente bem iluminado também proporciona bem-estar e a sensação de conforto para quem está nele. Nos pequenos espaços, a luz ainda ajuda a criar a percepção de maior dimensão – e você pode ampliar esse efeito com o uso de espelhos. 

No Trailer Tok&Stok, além da luz natural entrando pelas janelas amplas, a iluminação foi complementada com focos diretos vindos do forro e por luminárias de mesa e de piso. Vale considerar a iluminação direta com lâmpadas brancas e as auxiliares com amarelas para momentos de descanso e relaxamento ao fim do dia.


A falta de espaço de um ambiente não precisa ser um problema. O Trailer Tok&Stok foi uma ativação temporária em São Paulo e no Rio de Janeiro para mostrar todas as possibilidades que um pequeno espaço pode ter. Inspire-se neste projeto para transformar cada cantinho da sua casa de um jeito prático e confortável.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.