Veja algumas formas de compor a decoração com iluminação criativa


A iluminação é uma das grandes responsáveis por deixar um ambiente agradável e convidativo, principalmente em longos períodos. Essenciais para a composição de ambientes, as luminárias criativas são importantes aliadas para dar o toque final na decoração de interiores. 

Com aplicações em qualquer ambiente da casa, as luminárias são ideais para criar o clima que quiser: intimista, familiar, para estudos ou para receber os amigos. Neste artigo, trazemos dez dicas sobre como trabalhar bem as luminárias criativas e iluminar toda a casa com charme e irreverência.

 1. Luz e falsa luz

Você pode usar as luminárias criativas de uma maneira original: imitando o efeito do feixe de luz através da pintura na parede.

O processo é simples: ligue a luminária, veja como o feixe de luz se comporta e marque na parede a sua extensão. Depois, é só passar tinta amarela preenchendo o vão. Esse tipo de iluminação, junto com as luminárias criativas, transforma o ambiente e dá a ele um clima imaginativo e bem-humorado.

2. Efeito home cinema

Para criar um clima intimista, instale luminárias pendentes fixas à parede. O visual fica parecido com uma sala de cinema ou teatro e a iluminação acolhedora, ideal para sala de TV.

Para prender as luminárias, você pode utilizar ventosas reforçadas – que são mais indicadas por não danificar a estrutura – cola quente ou adesivos de velcro, que são colados na parede, no objeto e então uns aos outros.

3. Cores e Estampas

Ao usar luminárias criativas, é possível criar um efeito complementar entre estampas e cores. A mesma cor presente nos sólidos deve ser retomada na estampa das luminárias, salvo na composição de uma paleta de cores específica.

Mas a retomada não precisa ser feita exatamente com as mesmas cores. Se sua cadeira é roxa, a estampa das luminárias criativas pode apresentar variações de tom – como o lilás, por exemplo – para combinar sem repetir.

Confira opções de luminárias de chão >>

4. Combine luminárias

Utilizando um mesmo ponto de luz, é possível combinar diferentes luminárias e surpreender no ambiente. Simplesmente adicione o item no mesmo local onde outra já se encontra, mas cuidado: elas não podem ser completamente diferentes, e também não precisam ser iguais.

Uma dica é apostar em luminárias de cores fortes diferentes e complementares entre si, criando um ambiente divertido e que oferece uma ótima surpresa.

5. Luminárias criativas customizáveis

Luminárias com base de vidro (que lembram uma garrafa) permitem criações personalizadas. Experimente preenchê-la com elementos decorativos, como rolhas, moedas, folhas etc. Você também pode adicionar luzes no interior dessas luminárias criativas, ou pintá-las e deixar a luz da lâmpada criar desenhos. Finas linhas no vidro são aumentadas pela iluminação e transformam a parede em uma decoração interativa.

6. De forma assimétrica

Combine diferentes luminárias criativas em um mesmo espaço para criar um efeito assimétrico agradável aos olhos. 

De um lado da cama, você pode instalar um pendente, e do outro, uma luminária de mesa. Um abajur na cabeceira da cama pode ser complementado assimetricamente com uma luminária de chão.

Veja também: Como escolher a luminária ideal para cada ambiente

7. Duplas simétricas

Se a assimetria é bela, a simetria também expressa sua beleza de uma maneira interessante nos ambientes.

Ao posicionar duas luminárias criativas iguais paralelamente, o equilíbrio passa a ser o ponto mais forte do cômodo, trazendo à tona uma ideia de precisão e requinte. O paralelismo simétrico é ideal para ser usado com móveis de traços retos e economia nas cores.

8. Luminárias criativas múltiplas

Aposte em luminárias que surpreendam o olhar. As estampas de bolinha são descoladas e caem bem em ambientes informais e divertidos.

Os pisca-piscas também podem ser instalados seguindo o mesmo preceito, assim como lâmpadas em série e os belíssimos lustres.

9. Crie combinações

Substitua a tradicional luminária de mesa por uma instalação mais criativa. Junte três luminárias de parede com estilo industrial, valorizando os detalhes em metais e cores mais neutras, como o cinza, o preto e tons de cobre.

Você também pode usar luminárias criativas no teto no estilo vintage, tendência na decoração de interiores e brincar com os fios, colando-os na parede com cola quente em desenhos retos.

Confira opções de luminárias de parede >>

10. Decoração com luminárias pendentes

Na sala de estar, crie uma iluminação especial ao investir em uma luminária pendente e criativa sobre uma mesa de centro. Os pendentes harmonizam com praticamente todos os tipos de decoração e iluminação vinda de cima pode ser aproveitada por outros elementos na sala.

Móveis de tom mais claro, por exemplo, facilitam a iluminação difusa por refletirem a luz, enquanto os mais escuros, quando iluminados diretamente, não deixam que ela se espalhe. Use esses detalhes a seu favor.

Confira opções de luminárias pendentes >>

A Tok&Stok tem diversas opções em luminárias criativas. Conheça nossas opções de pendentes e outras alternativas de iluminação e redecore de forma diferente.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.