Áreas abertas da casa precisam de reforço de iluminação no período da noite e luminárias fazem a diferença em uma varanda gourmet. Saiba como e inspire-se


Luminárias, um detalhe que vai deixar sua varanda gourmet mais bonita e sofisticada

Varanda é um ambiente aberto em formato de galeria protegida com uma cobertura. Trata-se de um prolongamento da edificação; por exemplo, um terraço ou uma sacada. 

Pensando assim, podemos pensar que tal espaço da casa não precisa ser contemplado no projeto de iluminação, mas isso não é uma regra. No período da noite, para que as atividades possam ainda ser realizadas no local, só podemos contar com um sistema de iluminação artificial.

As arandelas para áreas externas são sempre muito cogitadas para decoração de varanda. Elas podem, sim, ser o primeiro bom recurso para iluminar zonas de sacada. 

Mas se o ambiente é fechado com vidros – como quase sempre acontece em apartamentos -, por que não ousar mais? Será que poderíamos ter uma decoração com mais requinte nesse ponto da casa? Veja a seguir.

Como decorar sua varanda gourmet

Varandas, em geral, podem ser decoradas com móveis simples de jardim – muitos deles feitos de plástico. Mas sacadas fechadas podem ter uma decoração mais requintada, quase tão bem elaborada quanto a da sala de estar da casa. 

Inclusive, podemos pensar em utilizar na sua ambientação itens como estofados, piso de madeira e mais. E não é só isso que muda com a realização do fechamento.

Com uma proteção de vidro, a varanda torna-se um ambiente mais agradável, convidando os moradores para uma maior permanência no local. Assim, outras atividades são cogitadas para o espaço. 

Assim, pode-se utilizar a sacada de casa também como mini escritório, sala de jogos, recanto do café, cantinho de leitura e área gourmet extra. Sim, as varandas gourmet são uma grande sensação das arquiteturas residenciais na contemporaneidade.

Leia também: Rack ou painel de TV: Vantagens e usos na sala

Se podemos ter tantas atividades novas desenvolvidas na varanda, é provável que o ambiente precise de um sistema diferente de iluminação artificial. 

É preciso colocar no projeto mais pontos de luz; e luminárias com design diferente também devem ser acrescentadas à lista. E se esse fechamento de área for permanente, a sacada aberta pode virar parte do conjunto de interiores e, até mesmo, ter seu teto rebaixado com gesso.

Num primeiro momento, podemos considerar uma decoração de varanda com detalhes de revestimento e ornamentação que lembram a paisagem externa. Mas quando a varanda é uma sacada integrada à sala de estar ou aos quartos do imóvel, a coisa muda de figura. 

Neste caso, a decoração de todos esses ambientes pode seguir a mesma linguagem, estilo e até paleta de cores e continuidade de revestimento de parede, teto e piso.

Então, a decoração da varanda, que antes era voltada para o mundo fora do imóvel, agora se volta para o gosto e personalidade dos moradores, expresso nos interiores da casa.

Dicas de luminárias para decoração de varanda gourmet

Exatamente como dissemos antes, a varanda pode ter uma decoração elaborada sobre muitos estilos de arte. Ela pode ser tanto clean, quanto rústica, industrial e mais. E isso ficará evidente em seus revestimentos e móveis. 

Já o toque final desse cenário será dado pelos ornamentos, vasos de plantas e luminárias. A iluminação, sem dúvidas, mudará completamente o visual desse espaço.

É fundamental destacar as diferentes áreas funcionais criadas dentro do perímetro da varanda. Desse modo, as pessoas vão compreender melhor tudo que podem fazer no local – entre descansar, preparar alimentos e mais. 

E não se pode ignorar como iluminação natural e artificial vão “competir” durante o dia – caso seja preciso ligar as luminárias, e também os reflexos que elas terão no grande pano de vidro de fechamento da sacada.

Já sabemos que esperas para arandelas podem ser deixadas na arquitetura da varanda da casa. Se a mesma tiver rebaixo de teto, também pode-se ter luminárias embutidas no forro – como plafons e spots -, assim como se faz na sala de estar. E, dependendo das funções da varanda, podemos acrescentar dois modelos de luminárias no projeto. Veja a seguir.

Luminárias de piso

Varandas sempre terão como principal atrativo a vista para o mundo exterior. Então, devemos reservar alguma área dentro delas para a criação de uma zona de descanso e contemplação. 

Uma mesa para lanches também pode ser interessante. E se as luminárias de teto não forem suficientes para clarear a página de um livro ou os pratos de refeições, é preciso um plano ‘B’, um abajur de piso ou uma luminária em arco.

Preste muito a atenção com relação à altura e o foco destas lâmpadas sobre as áreas a serem iluminadas. Por exemplo, existem vários modelos de luminárias em arco, mas algumas possuem o  “braço” curto e a cúpula voltada mais para frente. 

Sobre uma mesa de refeições, o ideal seria uma luminária com arco mais longo, com cúpula voltada para baixo e a lâmpada a uma altura entre 70 e 90 cm do tampo.

Leia também: 5 soluções funcionais para Sala de Estar pequena

Lustres e pendentes

Lustres e luminárias pendentes são ótimas opções para iluminar mesas de jantar estrategicamente posicionadas perto de churrasqueiras em varanda gourmet. 

Assim como as luminárias em arco, essas peças também devem ficar, no máximo, a 90 cm do tampo da mesa. Mas os efeitos obtidos com cada um desses aparelhos pode diferir, já que eles apresentam design diferente.

Leia também: Formas de integrar a varanda com a sala de estar

Os lustres têm várias ramificações, presas a uma estrutura central. Já as luminárias pendentes são suspensas ou penduradas a apenas um fio em pontos de eletricidade separados. 

Os pendentes são mais funcionais e podem ser encontrados em mais versões diferentes de design – em madeira, bambu, plástico, metal e mais -, podendo combinar muito bem com diferentes decorações de varanda gourmet.

Dê mais brilho à sua varanda gourmet com a luminária ideal. Essas dicas de decoração gourmet para a varanda foram criadas pela equipe Viva Decora.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.