Saiba como foi a criação da linha de Maurício Arruda para Tok&Stok, que privilegia a versatilidade e os multiusos


Voltada para trazer soluções inteligentes para pequenos espaços da casa, a linha Mínimo de Maurício Arruda é cheia de nuances encantadoras e detalhes criativos. O arquiteto e consultor de Experiência e Consumo da Tok&Stok já tem um histórico com a marca desde 2015 e mais uma vez, deixa sua assinatura em itens cheios de design e funcionalidade.

Maurício transmite um pouco da sua experiência e paixão pelo design em produtos práticos, além de deixar seu olhar sobre a decoração da casa brasileira. Conheça mais detalhes de cada item e como foi o processo criativo das peças.

Leia também: Saiba como decorar pequenos espaços em cada cômodo

O projeto

A ideia do projeto nasceu do pensamento de proporcionar opções inteligentes aos consumidores da marca e que se adaptam a vários usos e momentos de vida diferentes, inclusive, a diversos tipos de espaços. “É brasileira, transmite tudo o que queremos. É simples, atemporal e versátil”, comenta Maurício Arruda.

Com a linha, a ideia foi apresentar soluções para otimizar e organizar com design qualquer espaço. Se sua casa se tornou um espaço para diferentes atividades, reinventar os ambientes exercitando a criatividade. 

“Quanto mais facilidades você criar em um espaço para permitir que sejam autossuficientes, melhor será para o dia a dia da casa. Sejam produtos dobráveis, empilháveis, extensíveis ou aqueles itens fáceis de guardar e organizar, permitir esta transformação na casa é aproveitar viver diferentes possibilidades. É tornar a rotina mais fluida, aconchegante e inteligente”, diz.

Itens multiuso: característica da linha de Maurício Arruda

Pensando na praticidade para o dia a dia em pequenos espaços da casa, Maurício desenvolveu peças que tivessem diferentes papéis em um único item e destaca algumas de suas soluções.

“Criei um sistema de nichos que pode ser usado para resolver vários problemas, como um mini home-office ou uma penteadeira. A coleção possui dois sofás, um mais contemporâneo e leve, que se transforma em cama de solteiro, e outro mega confortável com área de armazenagem sob os assentos. Um grande xodó desta coleção é a Estante Cantinho que transforma os cantos dos ambientes da casa em uma área útil e funcional também.” 

Soluções para pequenos espaços

Versatilidade é a palavra-chave na criação da coleção de Maurício Arruda. Móveis e acessórios dobráveis que conseguem executar duas ou mais funções ao mesmo tempo, como um sofá baú que permite organizar os itens que ficam na sala de estar. Itens empilháveis para caber em qualquer lugar, como cadeiras que podem ser distribuídas pela casa ou guardadas todas no mesmo cantinho. 

Leia também: 5 móveis multiuso para otimizar pequenos espaços

Racks que se transformam em bancos e se encaixam no espaço compacto ou sofás-cama que abrem para servir áreas maiores e comportar mais pessoas se preciso. São produtos fáceis de guardar e de organizar, focados no multiuso para privilegiar a praticidade e otimizar espaços trazendo sempre mais conforto.


Enxergar pequenos espaços como oportunidades para preencher lacunas que podem melhorar a rotina, como um canto de estudo que antes não existia ou uma área para relaxar que se acreditava não caber na sala. Itens compactos que se transformam em grandes ideias, solucionam necessidades e cabem em qualquer cantinho para acompanhar todas as mudanças da vida.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.