Os detalhes da mesa para o almoço de Páscoa podem tornar a data ainda mais especial; Veja inspirações para montar a sua


A montagem da mesa posta de Páscoa é uma das formas de envolver quem está em casa na mesma atividade. Enquanto uns preparam os pratos principais para o almoço, outros vão dar atenção aos doces e decorações dos ambientes e da própria mesa. Recrie esse espírito festivo na sua casa e inspire-se com ideias para decorar e servir um almoço de Páscoa delicioso e diferente.

Como decorar a mesa para Páscoa

A decoração da mesa posta de Páscoa ajuda a construir histórias que ficam marcadas por muito tempo. Entre os significados que originaram a celebração, o recomeço inspira até mesmo nos detalhes desse preparo. Ao mesmo tempo, para mesas completas e famílias inteiras, representações mais literais como ovos, coelhos e ramos de planta não estão apenas nos decorativos, mas também nos elementos da própria mesa, como em pratos, guardanapos e copos.

Já em mesas mais modestas, esses símbolos aparecem discretos em acessórios que podem ser usados depois que a celebração original acontecer – como saleiros e pimenteiros, por exemplo. Encontre alguns desses elementos nas ideias a seguir para se inspirar e colocar as mãos na massa.

Ver opções de acessórios para Páscoa >>

Cores suaves à mesa

Os formatos arredondados e cores pastel das louças deixam a mesa posta de Páscoa com uma aparência acolhedora, nostálgica e natural. Essas características podem recriar tradições construídas entre gerações com o uso de estampas florais e elementos delicados como o poá – a estampa com bolinhas.

O amarelo, bastante presente nesta tendência, traz energia e vitalidade à mesa de maneira suave e intimista. Ao mesmo tempo, o branco acompanha como base, que se destaca até mesmo nos objetos funcionais para preparo dos alimentos. Em outros objetos, o verde claro traz a sensação de tranquilidade e, assim como a Páscoa, remete a novos ciclos.

Ler também:
Mesa posta: Inspirações para decorar a sua
Decoração de Páscoa: Ideias criativas para toda a casa
Mesa posta de verão: 3 dicas para montar a sua com @casadevalentina

Guirlanda de flores: elemento surpresa na mesa posta de Páscoa

A novidade para essa mesa posta de Páscoa está em um elemento diferente para a data: a guirlanda de flores. Representando a pureza e o afeto, a margarida é a flor escolhida para trazer suavidade à decoração. Novamente, o amarelo e o branco se destacam com texturas inspiradas na natureza.

Decorando com os alimentos

Quem já cozinha os clássicos da Páscoa sabe como o “faça você mesmo” pode ter um sabor todo especial. Afinal, reunir a família não só ao redor da mesa, mas também na cozinha, faz parte da tradição da festa. E para deixar a mesa ainda mais conectada com a temática, até mesmo as sobremesas podem se inspirar em seus formatos e símbolos – incluindo os ovos.

Aproveite a temporada para explorar formas diferentes, novas receitas e tudo que possa tornar a atividade mais divertida. Ao fazer bolos, biscoitos ou até fazer os ovos de chocolate, vale um conselho: procure preparar o ingrediente sozinho, já que ele pega cheiros e sabores do ambiente muito facilmente. Explore todo seu potencial decorativo em coberturas, contornos e recheios compostos de sabor e texturas.

Como fazer biscoitos decorados

Para colocar as inspirações na prática, trazemos a receita de biscoitos decorados criada por Paula Cinini. Veja o passo a passo para fazer e renovar a decoração da mesa na Páscoa:

Você vai precisar de:

  • 100g (1/2 xícara) de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
  • 1/2  xícara de açúcar
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1 ovo (não deve estar gelado)
  • 2 xícaras de farinha de trigo e mais um pouco para polvilhar
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha

Para fazer os biscoitos a ponto de cortar com os moldes, peneire a farinha, o sal e fermento em uma vasilha e reserve.

Na batedeira, bata o açúcar e a manteiga até ficar fofo e branquinho. Junte o ovo e a baunilha e bata até ficar cremoso. Junte a mistura de farinha aos poucos e continue batendo em velocidade baixa somente até a farinha sumir na massa. Se ficar muito pesado para bater com a batedeira, misture com uma espátula grande ou com as mãos, mas sem trabalhar muito.  Junte a massa numa bola e embrulhe em plástico. Amasse para formar um disco e deixe descansar na geladeira por uma hora.

Preaqueça o forno a 180 graus. Numa superfície polvilhada com farinha de trigo, abra a massa com um rolo também polvilhado, até ficar com 0,50cm de espessura. Corte com o cortador de biscoito e transfira seus coelhinhos e ovos para uma assadeira de alumínio. Não precisa untar. Amasse os retalhos e corte tudo de novo, até acabar a massa.

O tempo de forno depende também do tamanho e formato dos biscoitos, mas dê uma olhada depois de uns 8 a 10 minutos. Se eles estiverem douradinhos nas bordas, retire do forno e deixe esfriar um pouco na forma e depois transfira para uma grade.

Deixe esfriar completamente para decorar. O rendimento varia muito pelo tamanho dos biscoitos, mas biscoitos com uma média de 8cm rendem cerca de 50 unidades.

Veja como fazer o Glacê Real:

  • 1 clara de ovo
  • 250g de açúcar de confeiteiro

Bata a clara na batedeira até ficar parecendo uma espuma. Junte o açúcar aos poucos e bata em velocidade baixa até misturar. Aumente para velocidade alta e bata por uns 10 minutos. Se estiver muito duro, pode ir pingando um pouco d’água por vez e misturando até ficar na consistência desejada.

Divida o glacê em potinhos e pingue corante em gel alimentício na cor e quantidade desejada. Cuidado com os corantes vermelho e preto: eles são traiçoeiros e nunca ficam na cor que a gente quer – escurecem depois de uma ou duas horas.

Passe os glacês coloridos imediatamente para saquinhos de confeitar com bico perlê fino (nº. 1 ou 2), ou então para saquinhos plásticos tipo ziploc (tem que ser de plástico bem resistente, para não rasgar). Corte a pontinha do saco plástico e deixe a criatividade fluir. O glacê seca completamente em aproximadamente 12 horas – mesmo que ele pareça estar durinho, espere esse tempo antes de embalar, guardar ou empilhar.

Pequenos detalhes que completam a mesa posta de Páscoa

Mesmo sendo itens básicos para a mesa, a toalha, os jogos americanos e os guardanapos também contribuem para esta composição festiva e delicada. Para deixar a mesa como parte dessa composição, os jogos americanos trazem um efeito intimista e organizado, enquanto coelhos decorativos e ovos embrulhados decoram com delicadeza.

Os guardanapos também podem acompanhar a estampa escolhida para as louças, adicionando mais uma dose de cor e destaque na mesa posta. Se optar pela toalha de mesa, encontre um tom que não compita com os decorativos, como bege ou branco, para que tenham seu próprio espaço no visual.

Ver opções para mesa >>


As tradições de Páscoa são diversas e podem mudar ao longo do tempo. Seja para uma grande família ou para aquele que mora sozinho, o almoço pode ser um momento especial desde o preparo até os elementos que vão à mesa – tornando-o diferente de todos os outros. Descubra os itens para compor suas tradições com os acessórios Tok&Stok e continue a se inspirar com as ideias do blog #TokEmCasa.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.