O que seria das festas juninas sem os seus deliciosos pratos? Neste post, queremos inspirar você a montar uma bela mesa posta com receitas típicas memoráveis.


As festas juninas de São João já são uma tradição em praticamente todos os cantos do Brasil. Mesmo com suas peculiaridades regionais, uma coisa todas têm em comum: a mesa posta com pratos deliciosos!

As cores, texturas e sabores da mesa posta de São João são um detalhe à parte, já que enchem os olhos antes mesmo de experimentarmos os quitutes e receitas. Por isso, montamos uma mesa completa para sua festa junina com os itens da linha Guarnicê, assinada pelo artista e grafiteiro maranhense Romildo Rocha

E para acompanhar, o Recepedia, site para quem ama cozinhar, preparou cinco receitas juninas típicas desse período tão saboroso para você colocar a mão na massa e se deliciar com cada prato.

Dicas para montar sua mesa posta de São João

Use múltiplos centros de mesa 

Por que ter apenas um item decorativo no centro da mesa se você pode ter vários? Além das tradicionais bandeirinhas e estampas quadriculadas, você pode adicionar um vaso com galhos para decorar e ainda deixar um toque charmoso ao visual da mesa.

Abuse das cores

Estampas multicoloridas e tons vibrantes são muito bem-vindos na mesa posta de São João nas festas juninas. As toalhas, guardanapos, pratos, louças e até talheres podem variar em cores que vão deixar as comidas ainda mais atrativas.

mesa posta de são joão

mesa posta de são joão

Texturas sobre a mesa

Dê ainda mais vida à sua mesa posta de São João experimentando diferentes tecidos e materiais. Você pode usar cestos de palha, apoio de pratos ou panelas em madeira, folhagens, toalhas artesanais e peças de vidro e louças. Isso certamente vai criar um equilíbrio entre sutil e preciso.

Leia também:

Dia da Pizza: Uma variedade de possibilidades à mesa
Dois estilos para decorar a cozinha e sala de jantar
Dicas de acessórios e móveis para espaço gourmet

Não esqueça do xadrez

Uma tradição comum nas festas juninas do sudeste é o uso do xadrez. Além das roupas, você pode levar a estampa para a mesa em toalhas, jogos americanos, guardanapos e outros detalhes que vão conferir à mesa o visual temático típico para a ocasião.

mesa posta de são joão

Clima campestre

A força da regionalidade das festas juninas é uma característica que você pode levar para sua mesa posta de São João. Nesse cenário, você pode criar um clima rústico e campestre na própria mesa, usando elementos como a madeira, a palha e folhas secas na sua decoração.

E você pode aliar esse clima bucólico a uma composição elegante: faça uma mescla desses itens com louças trabalhadas e peças neutras para servir, balanceando a descontração e o luxo.

Adicione seu gosto pessoal para arrematar sua mesa posta de São João

Seguir inspirações é muito importante para ter ideias na hora de decorar, mas nada como olhar para um espaço e se identificar com ele. Por isso, fique livre para adicionar seu estilo pessoal na decoração da mesa posta de São João, com itens que trazem boas memórias afetivas. Isso trará autenticidade e personalidade a uma festa que também entrará para sua história.

Leia também:
São João: Ideias para fazer a festa junina em casa
5 passos para preparar suas refeições mais rápido para festas
Do piquenique ao churrasco: Ideias para servir ao ar livre
6 maneiras criativas de dobrar guardanapo

Do Maranhão para todo o Brasil: Uma linha de acessórios assinada por Romildo Rocha


Artista e grafiteiro vindo da periferia de São Luís do Maranhão, Romildo Rocha faz pinturas que homenageiam e celebram a sua cultura de origem. Com grande influência estética da xilogravura, da literatura de cordel e dos azulejos portugueses, Romildo se inspira na cultura popular maranhense para enriquecer suas obras – entre elas, uma linha de acessórios assinada com exclusividade para a Tok&Stok.

Na coleção Guarnicê, as cores convidam para os traços únicos do artista. As estampas contam a história da cultura maranhense e do folclore local, que tem o Bumba Meu Boi como personagem principal. As fantasias com o boi se misturam com as personas daquele lugar, que ganha vida e movimento a cada estampa. Elementos que, juntos, contam uma história e propagam a cultura local.

O bumba-meu-boi do Maranhão é uma celebração múltipla que congrega diversos bens culturais associados, divididos entre plano expressivo, composto pelas performances dramáticas, musicais e coreográficas, e o plano material, composto pelos artesanatos, como os bordados do boi, confecção de instrumentos musicais artesanais, entre outros. Em todo seu universo, destaca-se também a riqueza das tramas e personagens.

mesa posta de são joão

“A arte também tem esse objetivo de transportar as pessoas, de provocar lembranças. Quando a gente fala em cultura popular, tem que ter muita responsabilidade. Não dá pra fazer por fazer, porque aquilo representa a vida de muita gente”.

Romildo Rocha

mesa posta de são joão

mesa posta de são joão

Receitas típicas de São João: 5 pratos para fazer nas festas juninas

Agora que você já tem em mente algumas dicas e inspirações para montar sua mesa posta de São João, é hora de recheá-la com deliciosos pratos típicos de diferentes regiões brasileiras. Criadas e preparadas pelo time do Recepedia, elas vão variar entre salgados, como a Torta de Salsicha, o Caldinho de Feijão e a Sopa de legumes; e doces, como o Bolo de Cuscuz com aveia e o Bolo de Fubá cremoso.

Pronto para deixar essa mesa posta de são João completa? Confira cada receita no Recepedia e conheça os acessórios Tok&Stok usados em cada prato para decorar sua mesa.

mesa posta de são joão

mesa posta de são joão

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.