Inspire-se com soluções para montar a mesa posta do grande dia em casa


A mesa posta em um casamento em casa é um dos grandes destaques para quem opta por comemorar a união de maneira mais íntima e discreta. Dessa forma, a festa recebe um ar mais acolhedor e dá mais liberdade aos noivos para colocar sua personalidade em cada parte da decoração e para aproveitar todos os detalhes da celebração.

Neste post, separamos algumas composições e soluções de mesa posta para casamento em casa para você se inspirar e se preparar para seu grande dia com uma decoração intimista e acolhedora.

A escolha da mesa como parte da decoração

Para quem não pretende usar longas toalhas para cobrir toda a mesa, a escolha do móvel se torna essencial para dar o tom da decoração. Mesas de madeira clara remetem a um estilo natural, complementando ambientes externos como jardins e campos, com muito verde e flores. 

Se a mesa tem marcas da madeira, esta pode ser uma característica que incrementa a decoração junto aos pratos e arranjos que serão colocados sobre ela, sem toalhas ou jogos americanos, aparecendo mais em festas durante o dia.

mesas de tom escuro, seja de madeira ou outros materiais, configuram sofisticação e vão bem em locais fechados e celebrações noturnas. Destacam-se com uma decoração colorida e com jogo americano em contraste. 

Ver opções de mesas >>

Quando usar toalha na mesa posta

O uso da toalha é uma questão pessoal, mas que também depende do estilo escolhido para toda a decoração do casamento em casa. As toalhas criam uma atmosfera tradicional e requintada, variando em tipos de tecido, cores e estampas.

Em eventos informais, as toalhas de material mais encorpado e consistente, como plástico térmico são bastante usadas por sua praticidade e impermeabilidade. Por outro lado, toalhas em seda, linho e algodão são mais refinadas e levam um ar mais formal à mesa.

Outra forma de decorar o móvel com tecido é usando caminhos de mesa. Por ficar no centro, ele valoriza o material da mesa enquanto leva os olhares para os arranjos colocados sobre ele. Além disso, sua modernidade e versatilidade características deixam livre o uso do jogo americano.

Ver opções de toalhas >>

Elementos da mesa posta para casamento em casa

Ainda que seja um ambiente mais informal e as pessoas se sintam mais à vontade, a mesa posta para casamento em casa também tem elementos básicos, bem como as celebrações externas. Veja alguns itens importantes para montar sua mesa a seguir:

Talheres e menu

É importante considerar o menu que será servido para definir os itens que serão colocados sobre a mesa, criando uma estrutura que conversa com a decoração. Por exemplo: Se for servido peixe, uma faca para a proteína é um dos talheres a serem posicionados ao lado do prato. 

Se quiser seguir a etiqueta tradicional para a mesa posta, os talheres são usados de fora para dentro e os primeiros serão usados nos pratos de entrada – e assim sucessivamente. Os garfos são posicionados do lado esquerdo do prato e a colher de sopa (se tiver) e facas do lado direito, com as lâminas voltadas para dentro. Por fim, os talheres de sobremesa ficam em cima do prato.

Bebidas

Os copos que vão sobre a mesa posta também podem variar do que será servido. Na taça maior é servida a água; na média, vinho tinto, e na menor, vinho branco. Para o brinde ao casal, a tradicional taça comprida serve o champanhe. 

Guardanapos

Complemente a mesa com guardanapos dobrados ou com argolas que levam delicadeza à decoração. Para eles, o tecido também pode ser atribuído a estilos diferentes como a toalha de mesa. Os guardanapos em linho são mais refinados enquanto os de poliéster ou algodão são mais práticos e informais.

Leia também: 6 maneiras criativas de dobrar guardanapos

Louça

Como cada detalhe mencionado anteriormente, o tipo de louça para a mesa posta do casamento em casa pode variar segundo o estilo do casal e do evento que estão organizando. A princípio, a porcelana é um material sofisticado que geralmente está presente em composições mais formais. Entretanto, essa não é uma regra permanente e as possibilidades podem variar.

Pratos estampados têm um aspecto mais informal na composição e são bem-vindos em mesas ou toalhas lisas, para criar um contraste equilibrado. Assim como a louça de cerâmica pode também completar a decoração mais despojada, sendo uma opção com maior custo-benefício.

Ver opções de louças >>

Decoração da mesa posta para casamento

O toque final da mesa posta está nos itens de decoração. Sejam arranjos, velas, vasos ou outros artigos, este detalhe dá o tom escolhido para o visual de todo o evento. Para uma atmosfera romântica, flores acompanhadas de velas podem ser uma opção. Flores mais claras dão um ar delicado, mas nada impede a mistura ou uso exclusivo de flores com tons mais escuros e sóbrios.

Também é possível decorar a mesa posta com fileiras de arranjos apenas com plantas e ramos, dando destaque para os tons verdes que vão bem com qualquer tom de madeira da mesa e cadeiras. Por outro lado, um estilo de decoração mais moderna pode levar materiais de metal e vidro, agregando também sofisticação à mesa.


Seja qual for o estilo escolhido, a decoração da celebração e a mesa posta do casamento em casa vão sempre destacar a personalidade do casal. Ao mesmo tempo, as pessoas escolhidas para este momento tão especial e importante também poderão se identificar com cada detalhe e criar em conjunto novas memórias. Além dessas dicas, incorpore seu estilo para uma comemoração do seu jeito junto à Tok&Stok.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.