Cores, materiais e tamanho: veja como escolher tapetes para incrementar sua decoração.


Em uma decoração funcional, móveis e acessórios são aliados da otimização do espaço enquanto trazem bem-estar visual. Os tapetes reforçam o estilo e a personalidade dos ambientes e podem renovar espaços de forma prática, enquanto protegem o piso e estabelecem limites no ambiente.

A escolha da cor, material ou estilo do tapete de cada ambiente pode ser o primeiro passo para valorizar a decoração. Neste artigo, você encontrará dicas de decoração com esta peça útil para conforto diário em todos os ambientes e como usar cada tipo de acordo com a decoração escolhida.

Veja aqui as vantagens de se ter um tapete e aprenda como unir estilo e funcionalidade com os diferentes modelos de tapete, que renovam qualquer ambiente em casa ou no trabalho. 

Vantagens de manter tapetes em casa

  • Os tapetes funcionam como isolantes térmicos, mantendo a temperatura do ambiente aconchegante nos dias mais frios;
  • Diminuição de ruídos internos – ou externos, no caso de apartamentos –, é uma vantagem que o tapete oferece para garantir maior tranquilidade para o ambiente;
  • Suavizam a queda de objetos e evitam que eles quebrem ou estilhacem – no caso de vidros, louças e cerâmicas – com facilidade após o impacto;
  • Proteger o piso ou esconder pequenas imperfeições;
  • Além de ser facilmente armazenado, o tapete é um complemento decorativo que pode ser transportado para outros ambientes;
  • O uso de tapetes é uma boa solução para delimitar cenários distintos em espaços integrados, sem comprometer a decoração ou funcionamento do ambiente.

Outra grande vantagem dos modelos de tapetes é que são encontrados em diversos formatos, agradando a todos os gostos e estilos de ambientes. Confira aqui algumas dicas sobre os formatos de tapetes:

Modelos de tapetes retangulares

Modelo clássico, o tapete retangular se encaixa em diferentes usos. Seja na entrada da sala, ao pé da cama ou como capacho, este formato geralmente é um do mais fáceis de ambientar.

Tapetes redondos

Tapetes redondos podem gerar uma quebra da formalidade dos ambientes, além de deixarem o hall de entrada mais dinâmico. Eles são comumente indicados para ambientes modernos e pequenos espaços. Pode ser usado no quarto infantil para determinar o espaço para brincar das crianças.

Modelos quadrados

O tapete quadrado é considerado o modelo mais ousado. Ele se torna o centro das atenções de um ambiente e ajuda a destacar espaços dos cômodos. Quem possui dois tapetes retangulares, com medidas e acabamentos semelhantes, pode criar sua versão quadrada ao uni-las – uma solução simples para quem busca medidas fora do padrão. Também é interessante considerar as medidas do espaço para criar um visual diferente com formas geométricas.

Modelos de tapetes: cores e estampas

Tons claros e escuros

Investir em modelos de tapetes de tonalidades claras pode ser uma boa solução para criar uma sensação de maior espaço em ambientes compactos. Já para preencher áreas amplas, o indicado é usar tapetes escuros com móveis e objetos de cores claras para manter o equilíbrio do ambiente.

Sobreposições

Usar modelos de tapetes de tonalidades ou texturas variadas, mas com a mesma linguagem, pode ser uma forma de criar combinações personalizadas para o ambiente. Contudo, para evitar deslizes ou exageros, tente usar uma peça lisa para manter o equilíbrio da composição.

Animal Print

Apostar em um tapete com estampa animal é indicado para ambientes com personalidade, já que terá grande destaque no ambiente. Entretanto, é importante que ele dialogue com os demais itens do cenário, de preferência neutros, para haver harmonia na decoração do ambiente.

Como preservar o tapete

» Os tapetes devem ser higienizados a cada 30 dias caso haja crianças pequenas e/ou animais na residência. Na ausência de ambos, este prazo pode aumentar para 60 dias;

» Reserve dois dias da semana para retirar o excesso de poeira dos tapetes da casa utilizando o aspirador de pó – esta rotina pode ser diária caso haja necessidade;

» Recorra a lavanderias especializadas para lavar os tapetes e manter o conforto, a qualidade e o aspecto conservado da peça;

» Cuidado com alguns tira-manchas, pois eles podem danificar os fios do tapete. Para evitar possíveis danos, utilize apenas sabão e detergente neutros ou consulte o fabricante.

Qual o tamanho ideal do tapete?

A dimensão do ambiente é uma das formas de definir o tamanho do tapete. É importante considerar modelos de tapete que se encaixam nas proporções do espaço e possam manter os móveis distribuídos dentro dele. Se preferir seguir uma regrinha, opte por tapetes que avancem até 30cm sob a frente e as laterais do sofá e sobrem até 70 cm ao redor da mesa.

Dicas úteis para uso de tapetes

» Tapetes de pelos médios e altos podem enroscar nos pés dos móveis da sala de jantar e esconder eventuais alimentos que podem cair sobre eles. Por isso, não são recomendados para este ambiente;

» Para fixar os tapetes em pisos encerados ou lisos – como carpete de madeira, azulejo, mármore, entre outros -, utilize fitas adesivas antiderrapantes. Alguns modelos de tapete já têm base antiderrapante para evitar acidentes;

» Atente-se ao posicionamento do tapete no ambiente para que ele não dificulte a abertura de uma porta devido à espessura do pelo ou trama;

» Tente alternar o posicionamento do tapete para não ocorrer o desgaste contínuo de uma determinada área dele.


Agora é com você: aproveite as dicas, confira nossa curadoria de tapetes e escolha o que mais se adapta à sua decoração.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.