Veja como levar a natureza para a varanda com floreiras, jardins verticais e outros elementos 


A varanda já é normalmente o ponto de contato com o ar livre em casa. Além de promover um respiro no dia a dia, este espaço pode nos aproximar da natureza com escolhas simples para sua decoração. Dessa forma, cada detalhe pode levar um pouco da energia do sol para os ambientes e deixá-lo mais aconchegante e despojado.

Por isso, queremos te inspirar a levar mais da natureza para varanda com soluções, móveis e acessórios que podem criar novas possibilidades para a área externa da casa. Veja a seguir algumas dicas para transformar esse espaço com novos elementos.

Como levar mais da natureza para varanda

Floreiras na varanda

Usar floreiras na varanda é uma forma versátil e prática de cultivar flores e plantas em diferentes espaços da varanda. Elas dão um toque de charme enquanto organizam os vasos em um mesmo lugar, facilitando até no seu cuidado diariamente. Em uma varanda multifuncional, elas podem intercalar plantas e itens decorativos.

Varanda com jardim vertical

Outra maneira de levar a natureza para mais perto é montar um jardim vertical na varanda. Em uma estante ou mesmo com prateleiras posicionadas paralelamente, você pode escolher um canto que tenha boa iluminação e não vá interferir na circulação – já que as folhas devem ocupar um espaço maior que o suporte.

Além do local para criar o jardim vertical, é importante considerar a temperatura, incidência solar e, claro, suas preferências. Por exemplo, as samambaias são opções clássicas para ocupar mais espaço e se adaptam mesmo sem luz direta. Já as orquídeas, uma das mais procuradas para jardins verticais, requerem cuidados de acordo com a espécie, mas todas precisam de um espaço arejado.

Lembre-se de impermeabilizar as paredes para evitar infiltrações, manter um ponto com água para regar sempre que necessário próximo ao jardim e reserve um espaço para essa água escoar.

Leia também: 5 formas de usar a varanda

Grandes vasos nos cantos

Para quem prefere dar mais destaque à varanda usando plantas, vasos grandes em um dos cantos criam um efeito chamativo e rústico para o espaço. Aposte em vasos de cores neutras se quiser continuar decorando a varanda com móveis, que nesta configuração, seriam coloridos. Por outro lado, vasos coloridos deixam o espaço divertido e ainda contrastam com as plantas.

Ver opções de vasos e itens de jardinagem >>

Natureza na varanda com jardim suspenso

Que tal deixar vasos suspensos pela varanda para preencher todos os espaços? Com cordas resistentes fixas no teto, você pode colocar prateleiras que darão o apoio para os vasos. Eles podem ser curtos ou mais longos, no caso de vasos maiores. Em ambos, é importante verificar o peso para garantir que a estrutura suporte.

Aparadores multifuncionais: Natureza multifuncional na varanda

Caso você já tenha um aparador em casa, ele pode ganhar a função de floreira para abrigar suas plantas. Em modelos abertos, eles podem ser opções práticas e versáteis na varanda para plantas pequenas ou de maior porte. Use a criatividade e misture vasos de diferentes tamanhos para deixar o visual despojado e natural.

Leia também: Conheça diferentes tipos de varanda para transformar a casa


Qualquer varanda, se bem decorada, se torna um lugar confortável – afinal, é lá que você se conecta com a natureza sem precisar sair de casa. As varandas e jardins de nossas casas são nossa conexão entre o mundo externo e interno, por isso, incentivamos que você dê um novo olhar para seus espaços e crie novas relações com a natureza. Aproveite as dicas e compartilhe suas mudanças com #TokEmCasa no Instagram.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.