Saiba o que levar em conta antes de escolher luminárias para seus ambientes


A escolha das luminárias para cada ambiente pode depender de uma série de fatores. É importante saber que iluminação, decoração e qualidade de vida andam lado a lado, já que o visual pode despertar e transmitir sensações como equilíbrio, disposição ou aconchego. Por isso, sua escolha precisa ser considerada com bom planejamento.

Uma iluminação bem pensada também é capaz de fazer espaços parecerem maiores e mais abertos, sem alterar fisicamente qualquer parede ou objeto. Por outro lado, mesmo grandes ambientes podem passar a sensação de serem menores e menos acolhedores quando estão mal iluminados ou com luminárias inadequadas. 

Veja a seguir algumas informações importantes que você precisa saber antes de comprar sua luminária e levar o melhor resultado para sua casa.

Ver opções de luminárias >>

Layout do ambiente

Um ponto importante a ser lembrado é que luminárias não oferecem apenas luz, mas também agregam personalidade e conforto aos espaços. Uma das primeiras coisas para levar em conta antes de comprar uma luminária é considerar todo o layout do cômodo, suas medidas e o estilo escolhido para ele. Independente da função, ele precisa de uma iluminação geral que pode ser complementada com pontos de destaque.

Temperatura da cor

Ao escolher a tonalidade da iluminação, que está relacionada à temperatura indicada nas lâmpadas, você também cria o ambiente que deseja. Expressa em graus Kelvin (K), essa temperatura pode variar entre 2.700K – luzes mais suaves e amareladas – a 6.500K, que são lâmpadas mais fortes e azuladas.

As lâmpadas amarelas estão na faixa de 1.000K a 3.500K e são ideais para quartos.

A partir de 4.000K a 5.000K, as luzes são mais neutras, ideais para mesas de trabalho, por não interferir na cor dos objetos.

De 5.000K a 6.400K, as lâmpadas já são azuladas e indicadas para áreas de estudo e cozinhas.

Enquanto as lâmpadas amareladas levam sensações de aconchego, relaxamento e segurança, as opções de lâmpadas azuladas ou frias tornam os ambientes mais estimulantes, com foco na produtividade. Por isso, saber o que se pretende para cada espaço faz parte do processo de escolha da luminária ideal.

Luz natural 

A iluminação artificial pode atuar de diferentes formas, sendo complementar ou fundamental ao ambiente. Se um espaço tem entrada de luz solar, isso pode influenciar no tipo de iluminação interna – ajudando até na economia de energia. Neste caso, o investimento pode ser feito em luminárias móveis mais suaves, que farão a iluminação apenas pontualmente.

Estilo das luminárias

Independente do modelo, a luminária faz parte da decoração. Por isso, definir seu estilo de antemão ajuda a compor o espaço de maneira uniforme. Seja o estilo do ambiente mais despojado, clássico, industrial ou moderno, a luminária é capaz de agregar ou desviar dessa composição, sendo um destaque à parte.

Leia também: Conheça os tipos de iluminação para valorizar os ambientes

Escolha da lâmpada 

Da mesma forma, as lâmpadas completam o conjunto da iluminação e também podem ser definidas pelo estilo. Assim que a proposta do ambiente estiver clara, a lâmpada pode ser um critério para a escolha da luminária. 

As lâmpadas brancas de LED são ideais para ficar próximas do guarda-roupa e da mesa do home office, por exemplo, por não alterarem a cor dos objetos. Já sobre sofás e cadeiras, não é recomendado o uso de luminárias de teto halógenas, pois produzem muito calor.

Leia também: 10 maneiras de decorar com luminárias criativas

Tipos de luminárias na decoração

Luminárias pendentes ou de teto têm diferentes comprimentos e criam ambientes intimistas e acolhedores, adotando um estilo mais clássico. Já as luminárias com cúpula, principalmente em versões coloridas e estampadas, podem ditar a tendência do espaço com personalidade e harmonia. 

Já as luminárias de piso têm seu próprio destaque no ambiente, levando consigo estruturas que as tornam o ponto focal do cômodo. Para ousar um pouco mais, as luminárias em formato geométrico agregam design funcional e autenticidade a ambientes modernos. 

Ver opções de luminárias de piso >>


Com essas informações, a escolha da luminária para cada ambiente da casa vai ficar mais simples. Uma iluminação bem feita pode mudar o ambiente e deixá-lo ainda mais agradável e acolhedor. Inspire-se com as soluções e ideias de decoração no blog #TokEmCasa e descubra novas possibilidades para seus espaços.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.