O ombrelone ajuda a proteger as pessoas e a dar um toque decorativo especial em áreas externas. Inspire-se com estas ideias de uso

Cada vez mais, as pessoas precisam se proteger o máximo possível dos raios solares. A exposição excessiva ao sol pode provocar alguns problemas de saúde, sendo o menor deles o mal-estar causado pelas altas temperaturas e a desidratação. Por isso, o ideal é poder se refugiar em uma sombra, que pode ser gerada por uma peça chamada ombrelone. Se você não os conhece, vamos mostrar como utilizá-lo ao seu favor e da decoração.

O que são ombrelones?

Os ombrelones são grandes coberturas de tecido, com hastes de metal, que muito lembram os tradicionais guarda-sóis e guarda-chuvas. Sua função é ser um tipo de cobertura provisória em substituição às coberturas fixas sobre áreas de quintal ou jardim. 

Os mineiros usam muito ombrelone nas coberturas, nas fazendas, nas casas de campo. Além da função de proteção solar, eles criam áreas de refrescância, com sombra e aconchego. Sem falar que é super arrojado.

Arquiteta Graziela Costa, em reportagem do jornal Estado de Minas.

De fato, os ombrelones são peças de decoração bem versáteis. Inclusive, é possível ter vários deles fixos em um único lugar. No mais, se levarmos em conta o custo da construção de qualquer estrutura fixa de cobertura, também trata-se de uma solução mais em conta. 

E o melhor é que, sempre que desejarmos, podemos levar os ombrelones para qualquer lugar ou mesmo fazer a sua regulagem de altura, abertura e orientação – ajustando a qualquer horário e posição do sol. Por outro lado, é importante pensar também quando o ombrelone não é útil: Em dias de muito vento não é interessante deixar aberto ou tentar abrir um ombrelone, pois, assim como qualquer guarda-sol, pode literalmente sair voando. 

Dessa forma, os fabricantes colocaram peças de base que ajudam o acessório a ficar mais pesado e, consequentemente, no seu devido lugar. Ainda existem os ombrelones com haste própria para prender na parede. Entretanto, isso não impede que a parte de cima fique danificada, por isso, vale considerar sua manutenção de acordo com as condições que ele ficar exposto.

Leia também:

Quais os tipos de ombrelones existem?

Existem vários modelos diferentes e muito bonitos de ombrelones à venda nas lojas. Todos possuem hastes articuladas bastante resistentes, que permitem o ajuste do “chapéu” de vários modos diferentes. Também é possível encontrar peças em várias formas – como redondo e quadrado – e tamanhos – como entre 2,50 e 3 m de largura. E tem aqueles com haste central, lateral ou de fixação na parede. 

Escolher entre um modelo e outro é bastante simples. Por exemplo:

  • Para áreas de todos os formatos, um ombrelone redondo.
  • Já o ombrelone quadrado fica bem nos cantos ou áreas maiores.
  • Se a ideia é usar mesa e cadeiras para jardim na decoração, pode ser possível colocar um ombrelone de apoio central no centro do conjunto.
  • Se não for possível essa solução, uma alternativa são os ombrelones com apoio lateral ou de parede, que liberam a parte central para qualquer finalidade.

Como usar ombrelone na área externa da casa?

Os ombrelones são perfeitos para criar aquela sombra necessária em certas áreas externas da casa – como zonas de descanso, refeições e confraternizações. Contudo, não é aconselhável usar os ombrelones para fechar grande parte do quintal. Por quê? 

Bem, porque proporcionalmente não é algo agradável de se ver, também perde o propósito e faz concentrar água das chuvas em áreas muito específicas, sem espaço suficiente para escoamento.

Leia também:

Proporção estética é algo extremamente importante quando se trata de arquitetura e paisagismo. Fora isso, podemos combinar ombrelones com conjuntos de mesas, cadeiras chaises, sofás e outros móveis próprios para jardins. E, a partir disso, podem criar ambientes bonitos e muito agradáveis para leitura, refeições, contemplação, reunião de amigos entre outras opções desejadas.

Ombrelones são, simplesmente, a cara do verão. Aproveite esse item para dar uma identidade especial para os ambientes externos da sua casa, como quintais, jardins internos e terraços. Onde houver muita incidência de sol ou você sentir a necessidade de marcar uma área funcional, mesmo sob coberturas de vidro, pode contar com a ajuda dos ombrelones.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.