Veja como compor ambientes compartilhados e adaptados para irmãos em idades diferentes


Pode parecer um desafio decorar um quarto para irmãos, principalmente se eles tiverem idades diferentes. Mas com alguns itens curinga e mudanças sutis, é possível criar um ambiente criativo em que todos se sentirão acolhidos. Se o quarto for compacto, o uso de soluções inteligentes pode criar saídas confortáveis e ao mesmo tempo lúdicas para as crianças.

Confira a seguir algumas dicas de móveis e formas de decoração e organização de quarto para irmãos e inspire-se.

Como decorar quarto para irmãos

Quando os irmãos têm idades diferentes, como bebês e adolescentes por exemplo, é importante criar um canto que seja apenas de cada um deles. Ao mesmo tempo, ter um espaço que possam compartilhar ajuda na interação entre eles e no laço que vai sendo criado com o tempo. 

O uso de beliches é bastante comum, mas a decoração e arrumação das camas pode variar. Por mais que o beliche seja uma cama única, é importante que cada criança seja responsável por personalizá-la. Para ajudar nisso, uma saída é usar prateleiras acima das camas, com espaços para objetos de cada um dos irmãos.

Crie uma área de estudos

Quando as crianças chegam na idade escolar, é importante dispor de um espaço de estudos para estimular a leitura e a disciplina. Uma escrivaninha com cadeira apropriada e uma estante ou prateleiras compõem um canto dedicado àquela tarefa e que pode sugerir uma organização diferente. Para evitar deixar mochilas, lancheiras e outros acessórios no chão, invista em ganchos que vão auxiliar na arrumação do quarto.

Para garantir maior conforto nesta área de estudos, adicione um foco de luz direcionado à superfície. Cabideiros também podem ser uma forma de organizar enquanto decoram.

Ver escrivaninhas >>

Cores usadas na decoração do quarto

Ainda que a diferença de idade entre os irmãos seja pequena, uma forma de manter a decoração estimulante é adotar estilos atemporais, com composição de tecidos neutros que mesclem com cores mais vibrantes. Do mesmo modo, a escolha de elementos lúdicos tornam esta tarefa divertida para os pais e as crianças, mesmo ao longo do seu desenvolvimento e crescimento.

Se as crianças são de gêneros diferentes, uma infinidade de cores podem ser usadas para contemplar os gostos dos dois, como o laranja, cinza, amarelo e verde. Ao mesmo tempo, seja para estipular o canto de cada um ou criar um ambiente comum, o uso de tapetes cria as duas sensações com um forte toque decorativo.

Simultaneamente, o uso de estampas pode auxiliar na formação de memórias afetivas, que podem acompanhar o gosto das crianças ao longo do tempo em roupas de cama, acessórios e outros objetos de uso comum.

Leia também: Quarto teen – Confira dicas de decoração

Chegada do bebê no quarto do irmão mais velho

É comum que a entrada de um novo membro da família possa demandar maior atenção dos pais. Se o quarto do bebê for o quarto do irmão mais velho, a escolha de uma cama decorativa para o irmão pode amenizar qualquer sentimento de ciúmes e perda de espaço ao dividir a área com um berço.

Se o quarto for pequeno, tente fazer uma decoração vertical explorando as paredes e itens como luminárias infantis. Outra forma de otimizar o espaço é unir a cama a outro móvel, como a cômoda, por exemplo. 

Na websérie Pequeno Grande Mundo, a arquiteta e apresentadora Leila Bittencourt dá dicas de como montar o quarto das crianças e crescer com elas. 

Mesmo nesse contexto, a paleta de cores também pode definir o conforto visual do quarto e o conforto do bebê e do irmão.Os tons próximos da madeira dos móveis criam uma sensação agradável e atemporal para todas as idades. Serão os elementos de composição – tapetes, cortinas e almofadas – que farão a diferença.

Leeia também: Decoração de quarto infantil: Dicas e inspirações

Acessórios e móveis para o quarto de irmãos

Garantir o conforto e o desenvolvimento das crianças no quarto são formas de fazer as escolhas de decoração deste ambiente. Dessa forma, a organização se torna mais fácil com a disposição de itens funcionais e acessíveis para elas. O uso de puffs, poltronas e bancos completam o quarto e tornam o quarto mais aconchegante.

Entre os acessórios, almofadas, cestos e caixas organizadoras, canecas e planners compõem a decoração de forma divertida e até personalizada. Estes objetos podem preencher espaços para compartilhar e também fazem parte do combo de organização. Para qualquer faixa etária, nichos otimizam o espaço e podem ser o toque de cor em um quarto branco, por exemplo.


Com pequenas soluções inteligentes, a decoração e organização do quarto para irmãos se torna uma tarefa simples e que pode ser feita em família. É importante que hajam espaços compartilhados mas também áreas para apenas cada um dos irmãos, estimulando o respeito do espaço individual das crianças e adolescentes.

Componha de forma a estimular a imaginação, organização e criatividade das crianças e compartilhe o resultado no Instagram usando #TokEmCasa.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.