De materiais naturais ao retrô: Conheça algumas tendências de decoração para 2022 que você pode levar para casa 


O ano de 2022 está entre nós e já podemos ver muitas das suas tendências de decoração para casa mais próximas do que nunca. Especialistas apontam que o bem-estar estará no topo das composições de interiores este ano, com elementos que levam conforto dos pequenos detalhes até às grandes mudanças.

Tecidos texturizados, iluminação natural e muitas plantas são alguns dos elementos que devem ser populares nos espaços neste ano. Para te ajudar a levar cada uma dessas tendências para o seu dia a dia, listamos as principais tendências de decoração para 2022 que poderão ser permanentes e devem facilitar sua rotina.

Plantas e materiais naturais 

O uso de materiais naturais como o algodão, madeira, palha e bambu já vem crescendo há um tempo e se consolida como tendência de decoração para 2022. Além de levarem um visual leve para os diferentes ambientes da casa, essa prática também considera a longevidade e a atemporalidade. Ao mesmo tempo, essa tendência busca uma abordagem responsável.

Na Tok&Stok, esse movimento é bem representado pela tendência Regional Natural, que entrega ambientes calmos e aconchegantes. Ao lado desses elementos, as plantas também ganham destaque ao preencher espaços e nos aproximar da natureza. Se você já cultiva ou pretende adotar essa tendência, conheça o guia para cuidar de plantas com dicas valiosas da Carol Costa.

Iluminação natural

Já que a natureza estará mais próxima dos ambientes, a iluminação também segue priorizando a luz solar. Novos projetos devem adotar janelas maiores e portas translúcidas para deixar a iluminação natural fazer o seu papel e levar ainda mais vida para seus espaços. Da mesma forma, ela auxilia a aliviar o estresse enquanto ajuda na economia de energia.

Independente do espaço, você pode valorizar a iluminação natural usando cortinas finas e claras, enquanto deixa as janelas abertas sempre que possível para circulação de ar.

Decoração multifuncional

Com uma maior permanência em casa, o lar passa a ser um refúgio em vários momentos, do home office aos encontros sociais. Ao mesmo tempo, casas e apartamentos pequenos demandam peças multiuso.

A tendência de multifuncionalidade também será forte em 2022, onde os espaços podem se transformar e se moldar de acordo com as atividades. Nesse cenário, uma mesa de jantar ganha o papel de escrivaninha e um banco pode servir como aparador ou rack na sala de TV. Ou seja, peças híbridas, móveis retráteis e multifacetados serão muito bem-vindos em grandes ou pequenos espaços.

Visual vintage

Seguindo o mesmo conceito da decoração multifuncional, a tendência vintage também estará presente em 2022. O reaproveitamento de peças é uma opção não apenas sustentável e eficiente, mas que acrescenta personalidade e estilo a um ambiente. Além disso, uma peça vintage também configura exclusividade em uma atmosfera única e versátil.

Acompanhando esse visual, a tendência Urbano Vintage é incorporada por itens clássicos e autênticos que deixam o ambiente mais leve e delicado. Os tons pastel predominam ao lado do preto e do marrom da madeira, enquanto os pés palitos e formas preenchem tanto paredes como estampas.

Conforto e bem-estar

O maior contato com a casa fez com que notássemos a casa como uma maneira de expressão. Assim, ambientes antes frios dão lugar para ambientes aconchegantes que exalam bem-estar, tanto na atmosfera como em seus móveis e acessórios. As cores são mais presentes e as texturas estão mais próximas no sofá, na cama e também na varanda. Pensando nessa atmosfera, você pode criar espaços de relaxamento no quarto, na sala ou varanda ou ainda investir em uma sala de leitura. Aqui você encontra dicas para fazer seu próprio spa em casa.

Minimalismo

Ao priorizar a facilitação das rotinas, as tendências de decoração para 2022 incluem a sutileza e praticidade do minimalismo. Menos objetos por ambiente, espaços limpos e fáceis de organizar e a sensação de tranquilidade serão uma busca no ano que inicia. Nesse cenário, linhas longas e retas, design discreto e elegante tornam a casa mais simples e uniforme.

Enquanto os tecidos se destacam pelo toque macio e cores neutras – branco, bege e marrom – os materiais incentivam a objetividade no uso e facilidade na limpeza, como o vidro, a madeira e o aço.


Há diversas formas de se preparar para um novo ano. A decoração é uma delas e acompanha as mudanças naturais que acontecem ao longo do tempo. Encontre na Tok&Stok os elementos ideais para abraçar novas tendências e possibilidades.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.