Estudo ou trabalho? Colorida ou clássica? Conheça mais das características e usos de cinco tipos de escrivaninha para fazer a escolha certa.


Elas podem ser sofisticadas, minimalistas e clássicas. Seja para estudar, produzir ou trabalhar, os diferentes tipos de escrivaninha auxiliam e muito em uma rotina criativa em casa. Com o passar do tempo, inúmeras variações da mesa foram criadas para atender diferentes necessidades de seus usuários. E não importa que posição ela está no seu home office ou cantinho de estudos: ela certamente vai atrair olhares.

Neste post, vamos destacar cinco tipos de escrivaninha para te ajudar a escolher a que melhor expressa sua personalidade e necessidades.

Tipos de escrivaninha e como usá-las na decoração

Ter uma escrivaninha em casa te possibilita um espaço mais estável e confortável para escrever à mão, digitar ou estudar por um momento ou até por horas. Ela também é versátil e pode ser usada para outros fins, como trabalhar em projetos, costura e artesanato, além de ser a peça central do seu espaço de trabalho.

Com uma superfície plana, qualquer um dos diferentes tipos de escrivaninha oferece um espaço livre de distrações para suas atividades. O tamanho pode variar, mas em geral ela tem medidas mais compactas que mesas tradicionais de escritório para otimizar espaço em casa. A ideia é que ela seja bastante objetiva em suas funções e se adapte a qualquer estilo de decoração. Veja cinco delas a seguir.

1. Escrivaninha colorida

Além de levarem um ar moderno e divertido para o ambiente, as escrivaninhas coloridas ajudam a criar uma atmosfera mais leve ao espaço de trabalho ou de estudos. Segundo a psicologia das cores, cada tom pode influenciar nas sensações de quem mora ou frequenta determinado espaço. 

No nosso subconsciente, associamos as cores a determinada experiência ou sentimento, impactando no nosso bem-estar em cada ambiente. Como exemplo, o azul é uma cor que provoca tranquilidade e calma, ideal para ambientes em que você precisa se manter relaxado e bastante concentrado. 

Por outro lado, o laranja é a cor da comunicação, da confiança e do calor afetivo. Ela estimula o otimismo e o entusiasmo, sendo uma cor bem-vinda em um espaço de trabalho que demanda produtividade.

2. Escrivaninha com estante

Ideal para otimizar espaços, a escrivaninha com estante é uma peça multiuso cheia de personalidade para preencher seu ambiente de trabalho. Ela ajuda na organização do espaço e mantém todos os seus objetos mais importantes sempre por perto, sendo também uma opção para você caprichar na decoração.

Aproveite as prateleiras ou a superfície superior da estante para colocar vasos de plantas, portaretratos, adornos daquela viagem inesquecível ou aromatizadores de ambiente. Com pouco espaço, com certeza você vai montar um espaço completo para estudar ou trabalhar.

3. Escrivaninha infantil

Manter um ambiente lúdico e criativo em casa para as crianças é uma forma de incentivá-las desde cedo a se desenvolverem. Nesse cenário, uma escrivaninha infantil é muito bem-vinda no quarto, acompanhada de livros para colorir, massa de modelar e livros de estórias diversas. 

Por ser um espaço dedicado aos pequenos, use toda a sua criatividade – e a deles! – para deixar a escrivaninha infantil com a cara das crianças.  Deixe à disposição porta-lápis de cor, papéis e cadernos, estojos para organização e alguns brinquedos pequenos para decoração.

Antes de comprar, certifique-se de que o tamanho da escrivaninha é o ideal para a criança, para que sua postura não fique prejudicada ao longo do tempo. Nesse caso, a cadeira também deve ser escolhida com atenção, e trocada de acordo com o crescimento dos pequenos.

Leia também:
Conforto no trabalho: Como escolher cadeiras de escritório
10 dicas para decorar e organizar sua estante
Como escolher cadeiras e bancos para cada ambiente

4. Escrivaninha para estudo

Se o seu objetivo é apenas passar horas lendo e fazendo anotações, uma boa escrivaninha de estudo pode ser a escolha certa para você. A diferença dela para as demais está na sua estrutura, que é geralmente mais simples que as demais. Ela pode ter gavetas ou não, além de linhas mais retas e com recursos para livros e pastas a serem usadas na rotina de estudos.

Uma grande vantagem desse tipo de escrivaninha está justamente na sua versatilidade na decoração, já que suas linhas sem excessos compõem qualquer tipo de ambiente – seja a sala, o hall ou o quarto.

5. Escrivaninha para quarto pequeno

Não menos importante, a escrivaninha para quarto pequeno é uma das favoritas de quem precisa deste tipo de mesa em casa. Com medidas menores, elas são ideais para se encaixar entre o guarda-roupas e a cama, por exemplo, ou preencher um pequeno cantinho do seu quarto sem interferir na circulação do ambiente.

Elas são voltadas para um design moderno-minimalista e, em diferentes modelos e formatos, são feitas para fornecer um espaço de trabalho confortável e compacto. Em alguns tipos, a escrivaninha para quartos pequenos vem com uma ou duas gavetas, o que também é um grande auxílio para pequenos ambientes.


Agora que você conhece cinco tipos de escrivaninha, é hora de escolher o melhor espaço da casa para montar seu canto de estudos ou home office para posicionar sua mesa. Saiba também como ser produtivo trabalhando em casa e encontre tudo o que você precisa para deixar esse ambiente do seu jeito com os produtos da Tok&Stok.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.