Direta, difusa, destaque.. você conhece os tipos de iluminação para casa? Veja os principais e como usar nos ambientes


Atendendo a diferentes propostas e momentos, os tipos de iluminação tem funções que podem valorizar os ambientes e torná-los ainda mais agradáveis. Relaxar, despertar, aumentar a produtividade ao estudar ou cozinhar são apenas alguns dos benefícios que a iluminação certa para um espaço ou atividade podem agregar.

Para conhecer os principais tipos de iluminação e saber como usar nos ambientes, as dicas a seguir trazem inspirações para sua casa.

Ver opções de luminárias >>

Quais são os tipos de iluminação

Há três grupos de iluminação principais que ajudam a definir o tipo de luminária para cada espaço. São eles: iluminação geral, iluminação de tarefa e iluminação destaque. Para cada uma, existe uma maneira de agregar aos ambientes não apenas luz, mas também sensações que vão do relaxamento à alta produtividade. Entenda alguns deles a seguir:

Iluminação geral difusa

Usada para alcançar todo o ambiente, a iluminação difusa clareia os espaços de maneira uniforme e suave, sem criar muitas sombras e contrastes com os objetos. Este tipo de iluminação é bastante versátil, funcionando com diferentes luminárias – geralmente posicionadas no teto

Para criar este efeito, são usadas lâmpadas fortes com algum tipo de filtro, que pode estar em uma luminária pendente de vidro ou acrílico, por exemplo. Ela é indicada para cozinhas, salas de estar e jantar, já que não ofuscam o olhar.

Iluminação geral indireta

Este tipo de iluminação também traz luz aos ambientes de forma uniforme, mas seu efeito depende bastante de reflexos em superfícies claras, como paredes e teto. Por isso, a iluminação aqui não é o principal foco, mas ela pode ressaltar áreas de um ambiente e trazer a luz de forma suave. Elas são usadas a partir do piso ou sancas em forros de gesso – que são modelagens no teto que escondem as luminárias, mas refletem a luz.

Tipos de iluminação direta ou de tarefa

Neste tipo de iluminação, a luz é direcionada para um ponto específico, ideal para atividades que precisam de um foco mais individual. Para iluminar bancadas ou mesas de trabalho, por exemplo, a iluminação direta é uma opção bem-vinda. Nesta alternativa, as lâmpadas brancas são aliadas das tarefas que precisam de atenção e ajudam na produtividade.

Pensando nisso, luminárias como spots direcionáveis, abajures, pendentes e outras estruturas que direcionam a luz são as mais indicadas – usando sempre lâmpadas de LED, que não alteram as cores dos objetos que iluminam.

Iluminação Linear

Neste tipo de iluminação, as luminárias formam linhas contínuas de luz, que podem ser feitas por lâmpadas específicas neste formato ou pelo uso de luminárias. Indicadas para ambientes mais funcionais, esta iluminação também não agride os olhos, é aconchegante e forma uma estética bastante atrativa para o ambiente.

Iluminação de destaque

Como o próprio nome diz, este tipo de iluminação é usado para evidenciar peças como quadros, vasos ou móveis. Ele também realça paredes com revestimentos interessantes a partir do seu efeito mais concentrado. 

A iluminação de destaque pode ser usada na sala, em varandas com paisagismo e também no hall de entrada, iluminando uma área com espelho ou cabide para bolsas. Luminárias de piso podem dar este resultado e ainda incrementar a decoração com estruturas de diferentes modelos.

Leia também: Como escolher a luminária ideal para cada ambiente

Iluminação de orientação

Usada em corredores, próxima a corrimãos de escada, jardins ou piscinas, esta iluminação ajuda a orientar o caminho a ser percorrido na transição entre ambientes. Ela não é tão forte, mas precisa ser contínua para cumprir sua função. A iluminação de orientação é feita de forma embutida para garantir a segurança em períodos de baixa luminosidade.

Ler também: 10 maneiras de decorar com luminárias criativas


Os tipos de iluminação oferecem também uma grande variedade de possibilidades. Além da sua funcionalidade, cada um é capaz de levar conforto, bem-estar e alternativas de decoração aos ambientes.

Além disso, conhecer mais desta etapa tão importante para a casa facilita até mesmo na economia de energia e na sua relação com cada cômodo. Acompanhe mais informações e inspirações como essa no blog #TokEmCasa e assine a newsletter da Tok&Stok para ficar por dentro das novidades.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.