Existe uma série de tipos de sofá, com diferentes finalidades e usos. Conheça os modelos mais populares para ter certeza na hora da sua escolha


Escolher entre os diferentes tipos de sofá pode parecer um desafio, principalmente se você está montando seu primeiro apartamento. Mas ao conhecer mais sobre eles, fica muito mais fácil identificar o modelo que melhor vai se encaixar no seu espaço. 

Talvez você esteja querendo melhorar a mobília da sala, ou você é um pai com filhos pequenos em busca de um sofá descontraído no quarto da família. Suas necessidades de estilo de vida e preferências pessoais determinarão sua escolha de estilo de sofá. 

Para te ajudar definitivamente nessa missão, listamos os principais tipos de sofá para que você conheça suas principais características e descubra qual é o melhor para sua casa.

Sofá 3 lugares

Em casa, na maioria das salas de estar, um sofá três lugares padrão tem normalmente entre 1,8 e 2,5 metros de largura (incluindo os apoios de braço). Esse modelo é bastante versátil, mas precisa ter planejamento para inseri-lo no seu espaço. Ao decidir onde colocar seu sofá, lembre-se de que você precisará de espaço para circulação, para evitar a sensação de aperto. 

Da mesma forma, os outros assentos devem estar separados por pelo menos 90 centímetros. No que diz respeito à mesa de centro, procure uma que seja tão alta quanto o assento do sofá e posicione-a a cerca de 35 a 45 centímetros de distância para facilitar o acesso a petiscos e bebidas.

Sofá modular

Sofás modulares permitem criar infinitas composições de acordo com o espaço e necessidade do espaço, oferecendo, assim, soluções práticas e inteligentes à decoração.

Os módulos são ótimas escolhas para tornar os momentos de descanso muito mais prazerosos e relaxantes, podendo ser levados para diferentes cantos e compor o ambiente de acordo com a ocasião. 

Leia também: Sofá-cama: 3 ideias para usar na decoração

Uma combinação de sofá e espreguiçadeira é uma configuração confortável para espaços menores, enquanto um design em forma de L ou U construído com sofás e cadeiras de canto é um dos tipos de sofá ideal para salas abertas e espaçosas. É a escolha ideal para quem precisa que o sofá se adapte à família e as visitas que recebe.

Sofá-cama

O sofá-cama pode ser a escolha certa na hora de compor salas de estar, home cinema e quartos com visual urbano e descontraído. Quando aberto, esse tipo de sofá se transforma em uma confortável cama de solteiro, ideal para receber e acomodar os hóspedes, sem deixar de lado a praticidade.

Combine com uma seleção de almofadas e manta de sua preferência e transforme-o em um agradável sofá para receber os amigos e familiares para um agradável bate papo ou aquela sessão de filmes e séries de TV. Entre os sofás-cama, existem os modelos com gaveta e os desmontáveis, que são excelentes para otimizar pequenos espaços.

Leia também: O poder da almofada: 5 formas de usar na decoração

Além disso, existem diferentes tamanhos para atender às suas necessidades e às dos visitantes. Para o anfitrião ocasional de uma noite, um que seja completo ou queen size é o suficiente. Se você tem espaço e quer dar aos casais um pouco mais de espaço para se espalharem, pense em um sofá-cama king size. Outra opção para quem tem ou recebe crianças é escolher um sofá-cama duplo ou uma cadeira de berço para elas.

Sofá retrátil

O sofá retrátil é uma peça grande e precisa de uma área extra para seu assento se estender. Ao mesmo tempo, é um móvel que otimiza o espaço, já que pode ficar fechado quando não estiver em uso. Enquanto o sofá-cama pode ter duas funções e até transitar entre a sala, o quarto e a varanda, o modelo retrátil é ideal para esticar as pernas em frente à TV. 

Alguns modelos de sofá retrátil também têm encostos reclináveis. Dessa forma, ampliam-se as opções para quem quer não apenas sentar, mas relaxar com bastante conforto. Se sua sala for pequena, opte por um móvel menor nos assentos e encosto, mesmo que sejam retráteis.

Sofá de canto

O sofá de canto, que pode ou não ser formado por peças modulares, tem o formato ideal para ocupar um dos lados (ou cantos) do ambiente. Ele pode ficar contra a parede e de costas para a sala de jantar, ou para outra parede e ajuda a criar uma atmosfera bastante convidativa em casas ou espaços corporativos.

Alguns modelos até contam com um assento extra de apoio para as pernas, adicionando um toque extra de conforto. Seu formato em L também já sugere uma delimitação de espaço, sendo ideal para ambientes com a planta mais ampla.

Leia também: 4 opções de racks para sala compactas

Este tipo de sofá também facilita na criação de novos tipos de decoração, já que aproveita cada centímetro do espaço e pode ter seus módulos mudando de lugar sempre que necessário. Se sua sala de estar é pequena, o sofá de canto com chaise pode ser uma boa opção para esticar as pernas sem comprometer a circulação.


Para encontrar o sofá ideal, vale considerar sempre as suas necessidades e espaço disponível. Além disso, conhecer os diferentes tipos de modelos, materiais e cores que mais se adaptam ao seu estilo de vida é essencial, já que será uma peça que vai acompanhar você e os seus por muitos anos. Compartilhe suas escolhas para sala e demais ambientes no Instagram usando #TokEmCasa e encontre o seu sofá ideal na Tok&Stok. 

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.