A seguir, você vai conhecer alguns tipos de xícara de chá e de café e descobrir qual usar para cada momento de pausa.


Tomar uma xícara de café ou chá a qualquer momento do dia é uma forma de dar uma pausa para relaxar. Para cada uma dessas bebidas, um tipo de xícara gera diferentes sensações e formas de saborear, tornando esse momento ainda mais especial. Usar uma xícara para cada experiência também faz com que você aproveite ao máximo seus sabores e texturas.

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração desse artigo. Aperte o play!

Seus formatos, materiais e cores oferecem diferentes percepções, criando momentos prazerosos que vão da leveza do chá à intensidade do café. Para ter experiências ainda mais agradáveis com essas bebidas, conheça a seguir os tipos de xícaras de chá e café e saiba como usar cada uma delas.

Ver opções de xícaras >>

Tipos de xícara pelo formato

Uma das maneiras de escolher a xícara de chá ou café é pelo seu formato, que varia de acordo com a proposta da bebida. Elas podem ter a base arredondada, formato cilíndrico, boca larga, entre outros. Veja alguns dos formatos de xícaras para as diferentes formas de beber café ou chás:

Xícara arredondada

Indicada para o café expresso, a xícara com base arredondada tem ângulos mais suaves. Eles tornam a concentração do café proporcional assim que é despejado na xícara. Dessa forma, o café fica com uma certa cremosidade, textura característica do café mais puro.

Xícara de boca larga

Mais conhecida como xícara de chá, o formato em boca larga permite perceber os aromas mais facilmente e por estar mais aberta, pode esfriar a bebida mais rapidamente. Além disso, esse formato de xícara é geralmente maior em comparação com as demais.

Xícara com formato cilíndrico

Este formato de xícara é o mais comum entre os que apreciam um bom cafezinho. As canecas são exemplos desse formato, servindo tanto chás como cafés em diferentes momentos. No caso do café expresso, esse formato pode desvalorizar algumas propriedades da bebida.

Xícara em formato de cone

Ideal para bebidas cremosas, como capuccino, mocaccino ou frapuccinos, esse formato de xícara em cone mantém a consistência e aparência do creme para que fiquem de acordo com o preparo.

Leia também: Canto do Café e Chá: Dicas para montar o espaço em casa

Tipos de xícara pelo material

O material das xícaras também influencia na experiência de beber os diferentes tipos de chás e cafés. Enquanto alguns vão priorizar a temperatura, outros podem adequar as texturas para um melhor aproveitamento da bebida. Conheça alguns deles a seguir:

Xícara de louça

Por não manterem a temperatura de bebidas quentes, essas xícaras são mais usadas para chás e cafés gelados, opções que contém muito sabor e texturas diferentes das suas versões em alta temperatura.

Xícara de vidro

Com seus diferentes formatos, as xícaras de vidro são mais versáteis e intensificam a experiência ao beber, já que deixam à mostra todo seu conteúdo. Pensando nisso, elas são ideais para bebidas mais elaboradas, feitas com mais de um ingrediente, como milkshakes e chás que se misturam e deixam uma aparência vistosa.

Uma forma de usar esse tipo de xícara é fazendo combinações de chás, como hibisco e chá verde, chá branco e tangerina ou hortelã com camomila – receitas naturais que fazem bem à saúde e são saborosas para o dia a dia. Da mesma forma, bebidas cremosas que levam mais de um ingrediente na composição, como os frapuccinos ou cafés com chantilly, são bem-vindas nos recipientes de vidro – dando ainda mais vontade de degustar.

Entretanto, esse material também não isola muito bem a temperatura. Por isso, caso use uma xícara de vidro para bebidas quentes, recomenda-se colocar o chá ou café bem quentes, tomando sempre cuidado para não queimar a boca. Para isso, os formatos de boca larga ou cone combinam com este material.

Xícara de porcelana

Entre as mais comuns, as xícaras de porcelana dão aos momentos de chá e café uma leitura clássica. Além de delicadas, elas podem ser encontradas em variadas versões e personalizações, com detalhes coloridos ou floridos. Por isso, também são excelentes para compor a decoração.

Este é um material que mantém a temperatura, podendo ser amplamente usado nos chás da tarde e cafezinhos após o almoço. 

Tipos de Xícara: Cerâmica

Esta xícara é bastante resistente, mantendo a temperatura equilibrada por mais tempo enquanto você vai tomando seu chá ou café. Sua textura mais destacada faz com que a experiência do café ou chá sejam marcantes, de forma parecida com a xícara de porcelana.


Os diferentes tipos de xícaras incrementam os momentos de chá e café. São nelas que as bebidas se tornam mais ou menos cremosas, quentes ou frias, fortes ou leves.

Seja para acompanhar o café da manhã ou despertar após o almoço, um bom café ou chá são sempre bem-vindos para momentos de pausa e relaxamento. Acompanhe outras dicas como essa no blog #TokEmCasa e inspire-se com novas ideias e experiências.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.